Competências de marketing exigidas para os gestores de Instituições de Ensino Superior (IES)

  • Marconi Freitas-da-Costa
  • Sara Oliveira e Silva
  • Thatiana Gomes Menezes da Costa
Palavras-chave: Marketing educacional. Planejamento estratégico. Concorrência.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as competências de marketing dos gestores de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo uma pública e uma privada, fazendo um paralelo entre os conhecimentos de cada gestor com a teoria do marketing. Para a realização deste artigo utilizaram-se pesquisas exploratórias, pesquisa qualitativa e estudo de dois casos, através de uma entrevista semiestruturada. De acordo com a pesquisa, foi possível constatar que as IES tanto pública quanto privada utilizam o marketing, porém de formas diferenciadas. Enquanto a primeira utiliza algumas ferramentas do assunto, a segunda as utiliza de maneira mais aprofundada e com maior profissionalismo.

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Biografia do Autor

Marconi Freitas-da-Costa
Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Campus Caruaru, Rodovia BR 104, km 59, s/n, Nova Caruaru, Caruaru-PE, CEP: 55016-630.
Sara Oliveira e Silva
Graduada em Administração pela FASETE, Rua Vereador José Moreira, 1000, Centro, Paulo Afonso-BA, CEP: 48600-000.
Thatiana Gomes Menezes da Costa
Graduada em Administração pela FASETE, Rua Vereador José Moreira, 1000, Centro, Paulo Afonso-BA, CEP: 48600-000.
Como Citar
FREITAS-DA-COSTA, M.; SILVA, S. O. E; COSTA, T. G. M. DA. Competências de marketing exigidas para os gestores de Instituições de Ensino Superior (IES). Revista Vértices, v. 13, n. 1, p. 37-60, 11.
Seção
Artigos Originais