Breve estudo de eco-história sobre a utilização humana das florestas estacionais do norte-noroeste entre os períodos colonial e republicano

Autores

  • Arthur Soffiati Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110011

Palavras-chave:

Eco-história, História Regional, Floresta Estacional

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as relações das sociedades humanas com a formação vegetal nativa classificada como Floresta Estacional Semidecidual situada nas regiões norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro – Brasil. Para isto, adotou-se a tipologia mais recente das formas de vegetação nativa do Brasil, segundo uma classificação universal, e foram utilizadas fontes escritas e iconográficas de diversos autores a partir do século XVIII, de modo a recuperar a fisionomia original dessa formação vegetal e o processo progressivo de sua supressão pela economia implantada por colonos de origem europeia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Soffiati, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Universidade Federal Fluminense. Departamento de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Pesquisador em eco-história.

Referências

AZEREDO COUTINHO, José Joaquim da Cunha de. Memória sobre o preço do açúcar. Obras Econômicas de J.J. da Cunha de Azeredo Coutinho (1794-1804). São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.

AZEREDO COUTINHO, José Joaquim da Cunha de. Ensaio econômico sobre o comércio de Portugal e suas Colônias. Obras Econômicas de J.J. da Cunha de Azeredo Coutinho (1794-1804). São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1966.

BURMEISTER, Hermann. Viagem ao Brasil Através das Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1980.

CARAUTA, J. P. P.; SZÉCHY, M. T. M.; RIZZINI, C. M.; ALMEIDA, E. C. de; SANTOS, A. A. dos; ROSA, M. M. T. da; LIMA, H. C. de; e BRITO, A. L. V. T. de. Vegetação de Bom Jesus do Itabapoana, RJ: Observações preliminares e propostas conservacionistas. Albertoa, Rio de Janeiro: Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, v. 1, n. 15, jan. 1989.

CARAUTA, Jorge Pedro Pereira e FERREIRA DA ROCHA, Elizabeth de Souza. Conservação da flora no trecho fluminense da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Albertoa, Rio de Janeiro: Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, v. 1, n 11, mar. 1988.

COUTO REIS, Manoel Martins do. Descrição Geográfica, Política e Cronográfica do Distrito dos Campos Goitacás que por Ordem do Ilmo e Exmo Senhor Luiz de Vasconcellos e Souza do Conselho de S. Majestade, Vice-Rei e Capitão General de Mar e Terra do Estado do Brasil, etc se Escreveu para Servir de Explicação ao Mapa Topográfico do mesmo Terreno, que debaixo de dita Ordem se Levantou. Rio de Janeiro: manuscrito original, 1785.

GAMA, José de Saldanha da. Estudos: A Quarta Exposição Nacional de 1875. Rio de Janeiro: Tip. Central de Brown e Evaristo, 1976.

IBGE. Mapa de Vegetação do Brasil, escala 1:5000000. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, 1988.

LAVRADIO, Marquês de. “Relação” que acompanha o Relatório entregando o Governo a Luiz de Vasconcellos e Souza, que o Sucedeu no Vice-Reinado. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tomo LXXVI, parte I. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1915.

LAVRADIO, Marquês de. Relatório do Marquês de Lavradio, Vice-Rei do Rio de Janeiro, entregando o governo a Luiz de Vasconcellos e Sousa, que o sucedeu no Vice-Reinado. Revista Trimestral de História e Geografia ou Jornal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro: Tip. de João Ignacio da Silva, 1863.

MELLO, José Alexandre Teixeira de. Campos dos Goitacases em 1881. Rio de Janeiro: Laemmert, 1886.

MENDES, Renato da Silveira. Paisagens Culturais da Baixada Fluminense. São Paulo: Universidade de São Paulo/Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1950.

Ministério das Minas e Energia. Projeto RadamBrasil, vol. 32, Folhas SF.23/24 (Rio de Janeiro/Vitória). Rio de Janeiro: 1983.

PIZARRO E ARAUJO, José de Souza Azevedo. Memórias Históricas do Rio de Janeiro. 2ª ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945. v.3.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelas Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1975.

SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelo Distrito dos Diamantes e Litoral do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1974.

SILVA, José Carneiro da. Memória Topográfica e Histórica sobre os Campos dos Goitacases. 3ª ed. Campos dos Goytacazes: Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, 2010 (1ª ed., 1819).

SOUZA, Antonio Muniz de. Máximas e Pensamentos Praticados por Antonio Muniz de Souza, o Homem da Natureza, Natural da Província de Sergipe D’El Rei, em suas Viagens pelos Sertões do Brasil desde 1812 até 1840. Publicados por um seu Amigo. Niterói: Tip. Niteroiense de M. G. de S. Rego, 1843.

SOUZA, Antonio Muniz de. Viagens e Observações de um Brasileiro que Desejando ser Útil à sua Pátria, se Dedicou a Estudar os Usos e Costumes de seus Patrícios, e os três Reinos da Natureza em Vários Lugares e Sertões do Brasil. Rio de Janeiro: Rua de Traz do Hospício, 1834.

TSCHUDI, J. J. Viagem às Províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1980.

VELOSO, Henrique Pimenta; RANGEL FILHO, Antonio Lourenço Rosa; e LIMA, Jorge Carlos Alves. Classificação da Vegetação Brasileira, Adaptada a um Sistema Universal. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1991.

WIED-NEUWIED, Maximiliano de. Viagem ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1989.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Breve estudo de eco-história sobre a utilização humana das florestas estacionais do norte-noroeste entre os períodos colonial e republicano. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 7–30, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110011.. Acesso em: 20 abr. 2024.