A influência dos aspectos textuais e da imagem na leitura de outdoors de publicidades de motel

Autores

  • Jaqueline Maria Almeida
  • Karine Lobo Castelano

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110025

Palavras-chave:

Outdoors, Humor, Linguística textual

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar como os elementos relação imagem/texto, intertextualidade e ambiguidade geram o efeito de humor na leitura das publicidades de motéis. Foram utilizadas doze figuras de publicidades de redes variadas de motéis como corpus de análise. Após a análise das figuras, demonstramos a importância e a complexidade relativa à leitura e à compreensão de enunciados que envolvem imagem, intertextualidade e ambiguidade. Esses elementos textuais, unidos ao conhecimento de mundo do leitor, são uma excelente fonte de produção de sentido para diversos gêneros, exercendo influência no efeito de sentido do texto e gerando o efeito de humor.

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Biografia do Autor

  • Jaqueline Maria Almeida
    Graduada em Letras - Portugues/Literatura - Universidade Federal de Viçosa
  • Karine Lobo Castelano
    Mestranda em Cognição e Linguagem - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Referências

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Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A influência dos aspectos textuais e da imagem na leitura de outdoors de publicidades de motel. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 57–78, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110025. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110025.. Acesso em: 19 abr. 2024.

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