A mercadoria design: o telos estético do empresariado brasileiro

Autores

  • Marcos Antonio Esquef Maciel

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120023

Palavras-chave:

Design. Mercadoria. Formação profissional.

Resumo

Este artigo é fruto de uma organização com base em um livro do autor, com uma síntese de suas ideias centrais, em que se buscou compreender as relações sociais de produção do Design no Brasil. Refletimos sobre tais aspectos, considerando as premissas analíticas do método materialista histórico e dialético. Tais questões buscam ampliar o interesse público a fim de consolidar o debate em torno do tema que ora se expõe. Ademais, estão presentes análises relativas à subordinação do caráter do trabalho de Design, contradições, e possíveis digressões desta área sob os interesses estratégicos da classe dominante na sua formação.

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Biografia do Autor

  • Marcos Antonio Esquef Maciel
    Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Instituto Federal Fluminense - Campos dosGoytacazes/RJ - Brasil

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Publicado

26-10-2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A mercadoria design: o telos estético do empresariado brasileiro. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 1 Especial, p. 231–262, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120023. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120023.. Acesso em: 29 mar. 2024.