O projeto educacional emancipatório moderno e a crise do esclarecimento

Autores

  • Vicente Zatti Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120034

Palavras-chave:

Modernidade, Esclarecimento, Educação Emancipatória

Resumo

O projeto educacional emancipatório moderno, como projeto do esclarecimento, foi fundamentado especialmente nas concepções de racionalidade e sujeito formulados pelo filósofo Immanuel Kant. A partir do século XIX, filósofos como Nietzsche, Heidegger e Adorno põem sob suspeita esse projeto emancipatório ao demonstrar seus fundamentos não metafísicos. A racionalidade, na modernidade considerada como luz esclarecedora, passa a ser interpretada como um instrumento de dominação da realidade tendo em vista um interesse técnico-científico. Tais críticas expurgam as pretensões totalitárias do projeto educacional emancipatório moderno e nos remete à sua revisão.

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Biografia do Autor

  • Vicente Zatti, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
    Professor de Filosofia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Doutorando e Mestre em Educação pela UFRGS, graduado em Filosofia pela FAFIMC – Rio Grande do Sul - Brasil. E-mail: vicentezatti@yahoo.com.br.

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Publicado

29-11-2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O projeto educacional emancipatório moderno e a crise do esclarecimento. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 93–116, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120034. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120034.. Acesso em: 18 abr. 2024.