A correção textual no contexto escolar sob uma perspectiva dialógica

  • Carla Avena Camilotto Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: Correção textual. Análise linguística. Dialogia. EJA.

Resumo

Este artigo tece uma reflexão sobre a prática de correção textual de uma professora com alunos pertencentes ao quarto ciclo da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola no município de Itapema, em Santa Catarina. O corpusdeste artigo é composto por falas da professora, nas quais estão refletidas suas concepções pedagógicas, que contêm grande apelo normativista no uso da linguagem. Como referencial,utilizamos os autores: Costa Val, Ilari, Geraldi, Elias, Gil Neto, Cavalcante, Antunes,Passarelli, dentre outros. Constatamos que a correção textual realizada pela docente pouco auxilia o aluno a refletir sobre o funcionamento da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Avena Camilotto, Universidade do Vale do Itajaí
Formação em Letras( Habilitação em Língua Portuguesa e Licenciaturas Brasileira e Portuguesa)Especialista em Educação a Distância. MESTRE EM EDUCAÇÃO pela Univali
Publicado
02-02-2015
Como Citar
CAMILOTTO, C. A. A correção textual no contexto escolar sob uma perspectiva dialógica. Revista Vértices, v. 16, n. 2, p. 221-246, 2 fev. 2015.
Seção
Artigos Originais