A rede de atenção à saúde do trabalhador, os acidentes de trabalho e as doenças do trabalho prevalentes no município de Campos dos Goytacazes

Autores

  • Elizabeth da Silva Gama Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Rosélia Périssé da Silva Piquet Universidade Candido Mendes (UCAM - Campos), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Elis de Araújo Miranda Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n215-07

Palavras-chave:

Rede de atenção, Saúde do trabalhador

Resumo

A proposta deste artigo é analisar a atenção à saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), no município de Campos dos Goytacazes, desde a criação da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST, em 2002, até o ano de 2012. Para tanto, busca elucidar o papel dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), o número de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais nesses dez anos e a organização da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), de acordo com portaria do Ministério da Saúde. O objetivo é verificar a eficiência da política municipal para a saúde do trabalhador através de fontes documentais, fontes de dados quantitativos e fontes orais. O constatado foi a ausência de dados sobre ações estratégicas em Saúde do Trabalhador, muitas ações assistenciais, além do uso político-eleitoral do PAST (Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador) e do CEREST. Campos dos Goytacazes, considerando a evolução dos conceitos referentes ao cuidado com a saúde de quem trabalha, em alguns setores, vive em um período anterior ao da “medicina de fábrica”, a Medicina do Trabalho. A realidade mostra as piores relações trabalhistas, sendo o município campeão nacional em trabalho análogo ao trabalho escravo, estando, na maioria das vezes, às voltas com as normas regulamentadoras e em raríssimos momentos pondo em prática os princípios da Saúde do Trabalhador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elizabeth da Silva Gama, Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Campos dos Goytacazes/RJ
    Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). Médica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), campus Campos Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: elizabethgama@gmail.com.
  • Rosélia Périssé da Silva Piquet, Universidade Candido Mendes (UCAM - Campos), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Teoria Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1-A e Coordenadora do mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Universidade Candido Mendes (UCAM - Campos) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: ropiquet@terra.com.br.
  • Elis de Araújo Miranda, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: elismiranda10@gmail.com.

Downloads

Publicado

25-04-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A rede de atenção à saúde do trabalhador, os acidentes de trabalho e as doenças do trabalho prevalentes no município de Campos dos Goytacazes. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 129–159, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n215-07. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n215-07.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)