A Educação Profissional no Brasil: De Escolas de Aprendizes Artífices a Institutos Federais – Um longo Percurso

Autores

  • Carlos Alberto Machado da Gama Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n215-09

Palavras-chave:

Escolas de Aprendizes Artífices, Escolas Técnicas Federais, CEFETs, IFETs

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo teórico de estudo a trajetória das Instituições Federais de Educação Profissional desde a sua origem como Escolas de Aprendizes Artífices implantadas no início do século, mais precisamente em 1909, durante o governo do presidente Nilo Peçanha, até sua configuração atual materializada nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) criados em 2009. O objetivo proposto é resgatar a historicidade dessas instituições em seu mais de um século de existência, relacionando-a aos determinantes socioeconômicos que influenciaram profundamente a sua história ao longo desse período.

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Biografia do Autor

  • Carlos Alberto Machado da Gama, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: cmachado@iff.edu.br.      

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Publicado

25-04-2016

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

A Educação Profissional no Brasil: De Escolas de Aprendizes Artífices a Institutos Federais – Um longo Percurso. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 173–195, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n215-09. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n215-09.. Acesso em: 19 abr. 2024.