O congestionamento aéreo: uma visão geral

Autores

  • Daniel Alberto Pamplona Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos/SP
  • Alessandro Vinícius Marques de Oliveira Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos/SP

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n315-04

Palavras-chave:

Atraso, Demanda, Congestionamento Aéreo, Custos

Resumo

O presente artigo consiste de uma revisão bibliográfica do congestionamento aéreo e seus custos. O congestionamento é um problema que existe na maioria dos aeroportos do mundo. Sua existência traz custos para as empresas aéreas e desconforto para os passageiros. Com o crescente aumento da demanda pelo modal aéreo, o estudo do congestionamento tem merecido a atenção de vários pesquisadores em todo o mundo. Erroneamente atribui-se a causa dos atrasos unicamente à falta de investimentos em infraestrutura. A revisão de literatura mostra que outros fatores como aumento da população, melhoria do nível de vida, falta de planejamento operacional e questões ambientais também exercem poder de influência. Vários estudos têm sido realizados com o objetivo de analisar e propor soluções para um problema que afeta a sociedade como um todo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Alberto Pamplona, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos/SP

Mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Chefe de Análise Operacional do Comando-Geral de Operações Aéreas da Força Aérea Brasileira, São José dos Campos/SP – Brasil. E-mail: pamplonadefesa@gmail.com.  

Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos/SP

PhD em Economia pela University of Warwick na Inglaterra. Professor Adjunto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos/ SP – Brasil. E-mail: a.v.m.oliveira@gmail.com.  

Downloads

Publicado

08-04-2016

Como Citar

PAMPLONA, D. A.; OLIVEIRA, A. V. M. de. O congestionamento aéreo: uma visão geral. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 77–97, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n315-04. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n315-04. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos de revisão