Design Retrô e Marketing do Saudosismo: Influência da tendência nostálgica no comportamento de consumo

Autores

  • Alline Sardinha Cordeiro Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Karen Márcia Carvalho Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Lucas Ribeiro de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Weydder de Almeida Pessanha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n315-12

Palavras-chave:

Retrô, Nostalgia, Design, Consumo, Retro branding

Resumo

A presença de elementos que remetem à nostalgia em diversos setores da sociedade contemporânea tem sido objeto de estudo de pesquisadores de diversas áreas. No marketing, a nostalgia é percebida como uma tendência de mercado que atrai consumidores através de suas emoções passadas. Este artigo objetiva analisar os fatores que impulsionam o fenômeno retrô, face à evolução do consumo, dos valores atuais que pautam o relacionamento entre marcas e consumidores, através de uma pesquisa exploratória, buscando também compreender este fenômeno, determinando conceitos em relação à cultura retrô e suas peculiaridades.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alline Sardinha Cordeiro Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

Doutora em Engenharia e Ciências dos Materiais pela UENF. Professor EBTT do IFFluminense campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: amorais@iff.edu.br.

Karen Márcia Carvalho Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

Especialista em Gestão, Marketing e Design pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Assistente em Administração no IFFluminense campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: kcgomes@iff.edu.br.

Lucas Ribeiro de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

Especialista em Gestão, Marketing e Design pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Professor no Liceu de Humanidades de Campos, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: lukito01@gmail.com.

Weydder de Almeida Pessanha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

Especialista em Gestão, Marketing e Design pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Empresário no ramo de Comunicação e Propaganda, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: weydder@gmail.com.

Downloads

Publicado

08-04-2016

Como Citar

MORAIS, A. S. C.; GOMES, K. M. C.; DE AZEVEDO, L. R.; PESSANHA, W. de A. Design Retrô e Marketing do Saudosismo: Influência da tendência nostálgica no comportamento de consumo. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 215–233, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n315-12. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n315-12. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos de revisão