Oportunidades educacionais no Norte Fluminense: o papel de Campos dos Goytacazes nos movimentos pendulares de estudantes

Autores

  • Jéssica Monteiro da Silva Tavares Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Érica Tavares da Silva Rocha Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n116-06

Palavras-chave:

Movimento Pendular, Estudo, Região Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes

Resumo

Embora os movimentos populacionais cotidianos sejam um tema recorrente nos estudos urbanos e populacionais no Brasil, as dinâmicas específicas relacionadas ao movimento pendular em busca de oportunidades educacionais ainda carecem de maior reflexão. Este trabalho pretende analisar os movimentos pendulares em função de estudo na Região Norte Fluminense, que vêm aumentando nos últimos anos, e traçar o perfil dos estudantes pendulares que vão para Campos dos Goytacazes. Tratamos este tema em sua relação com a dinâmica urbana regional, as mudanças na economia e no mercado de trabalho. Alguns fatores serão acionados como possíveis elementos explicativos para esse aumento: a maior oferta de instituições de ensino; a dinâmica econômico-social gerada pela indústria petrolífera; e as políticas recentes de expansão do ensino técnico e superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Monteiro da Silva Tavares, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Professora da Secretaria Estadual de Educação, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: jessicamonteirost@gmail.com.
  • Érica Tavares da Silva Rocha, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional. Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: ericatavs@hotmail.com.

Downloads

Publicado

01-07-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Oportunidades educacionais no Norte Fluminense: o papel de Campos dos Goytacazes nos movimentos pendulares de estudantes. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 109–125, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n116-06. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n116-06.. Acesso em: 23 abr. 2024.