Uma análise a respeito de coerência e de coesão textual em redações de alunos do Ensino Médio Técnico

Autores

  • Ednaldo Tartaglia Santos Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/campus Santana) - Santana/AP
  • Vanilce Gomes de Sousa Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Lusinilda Carla Pinto Martins Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-07

Palavras-chave:

Produção textual, Coerência, Coesão

Resumo

Este trabalho analisa o uso dos mecanismos de coerência e de coesão textuais em redações de alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO – campus de Ariquemes. Utilizamos as concepções sobre texto, coerência e coesão de Bakhtin (1992), de Beaugrande e Dressler (1981), de Bernárdez (1982), de Kock (1998; 2003), de Koch e Travaglia (1997; 2004) e de Marcuschi (1983; 2008). Observamos que as abordagens sobre coerência e coesão textuais podem se tornar mecanismos de discussão em sala de aula e levar o aluno à prática da reescrita.

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Biografia do Autor

  • Ednaldo Tartaglia Santos, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/campus Santana) - Santana/AP
    Mestre em Letras (UNIR). Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP/campus Santana) - Santana/AP - Brasil. Email: dinaldots@hotmail.com.
  • Vanilce Gomes de Sousa, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
    Mestranda em Letras (UNIR). Professora do Instituto Laura Vicuña - Rede Salesiana de Escolas - Porto Velho/RO - Brasil. Email: vanilcegsousa@gmail.com.
  • Lusinilda Carla Pinto Martins, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
    Doutora em Educação Escolar (UNESP). Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Porto Velho/RO - Brasil. Email: lcarla22@gmail.com.

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Publicado

25-10-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Uma análise a respeito de coerência e de coesão textual em redações de alunos do Ensino Médio Técnico. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 97–108, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-07. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-07.. Acesso em: 20 abr. 2024.