Dispositivos móveis: um facilitador no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Suélly Lima Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Nilson Sérgio Peres Stahl Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Marco Antonio G. T. da Silva IFFluminense campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Leonardo Carneiro Sardinha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-09

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Ensino-aprendizagem, Novas Tecnologias, Educação a Distância (EaD)

Resumo

Este estudo propõe o uso da tecnologia dos dispositivos móveis como ferramenta para interação entre aluno-aluno, aluno-professor e professor-professor no processo ensino-aprendizagem de forma a viabilizar uma aprendizagem mais efetiva, além de reproduzir e apresentar análises estatísticas já feitas que visam facilitar o entendimento de quais circunstâncias favorecem o processo de ensino-aprendizagem a partir da utilização de dispositivos móveis. Pode-se perceber que a tecnologia não garante a construção de conhecimento, pois o uso desta ferramenta de forma inadequada implicará em barreiras e dificuldades relacionadas ao desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva. A soma da versatilidade de aplicação e adaptabilidade às diversas atividades, propicia a Educação a Distância (EaD), a promoção da integração curricular, a quebra de barreiras entre as disciplinas e entre as diversas culturas, enriquecendo a formação dos alunos e contribuindo para elevar o nível cultural e tecnológico dos educandos. Como resultado, apoiado nos dados estatísticos, pode-se observar que este método tem apresentado uma interação entre os participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suélly Lima Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutoranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), campus Campos-Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: suels@iff.edu.br.
  • Nilson Sérgio Peres Stahl, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: nilson8080@gmail.com.
  • Marco Antonio G. T. da Silva, IFFluminense campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Especialista em Produção e Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Professor do IFFluminense, campus Campos-Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: marcoagts@gmail.com.
  • Leonardo Carneiro Sardinha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestrado em Ciências de Engenharia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), campus Campos-Centro - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: lcs@iff.edu.br.

Downloads

Publicado

25-10-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Dispositivos móveis: um facilitador no processo ensino-aprendizagem. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 121–139, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-09. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-09.. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)