Reflexões sobre a gestão democrática e o avanço da educação na atualidade

Autores

  • Lucimara Lyrio Barbosa Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Maria Helena Siqueira Silva Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito, São João da Barra/RJ
  • Carla Patrícia Quintanilha Corrêa Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n216-10

Palavras-chave:

Gestão democrática, Participação, Qualidade da educação

Resumo

Este trabalho aborda a importância da gestão democrática no processo educacional por acreditar que a participação coletiva contribui para a qualidade da educação, sendo uma possibilidade de avanço. Constitui primeiramente  um levantamento conceitual e a partir disso propõe uma breve contextualização sobre o momento histórico em que é instituído o princípio democrático no país. Em seguida, discute a importância do papel do gestor neste processo, por promover condições para que a democracia aconteça de fato no ambiente escolar. E por fim, aborda os instrumentos para a efetivação da gestão democrática na escola, destacando o projeto político-pedagógico e as instâncias colegiadas como mecanismos de promoção de uma educação emancipadora, capaz de formar cidadãos críticos e participativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucimara Lyrio Barbosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Pós-graduada em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM). Assessora Territorial de Gênero do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para Agricultura (NUDIBA) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: lulugrus@hotmail.com.  
  • Maria Helena Siqueira Silva, Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito, São João da Barra/RJ
    Pós-graduada em Gestão Escolar pelo Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM). Gestora da Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito, São João da Barra/RJ – Brasil. E-mail: lena_siqueira@ig.com.br.
  • Carla Patrícia Quintanilha Corrêa, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: carlapqcorrea@hotmail.com.

Downloads

Publicado

25-10-2016

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Reflexões sobre a gestão democrática e o avanço da educação na atualidade. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 141–163, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n216-10. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v18n216-10.. Acesso em: 28 mar. 2024.