Quando a instituição escolar contribui para a violência: um olhar sobre os portadores de transtornos de aprendizagem

  • Maria Lúcia Moreira Gomes
Palavras-chave: Transtornos de aprendizagem. Violência na escola.

Resumo

Falar sobre violência na escola parece investir em assunto corriqueiro e com ares de modernidade, atribuindo a esta o sentido de um problema que se agiganta. No entanto, podemos afirmar que a escola não está dando conta de seus alunos reais porque ela continua sendo a escola ideal para alunos ideais. Estudos comprovam que as dificuldades de aprendizagem trazem em seu bojo, no caso específico dos transtornos de aprendizagem, um fator importante a ser considerado que é o desconhecimento do assunto por parte dos educadores. Este fato, aliado a situações de bulling, é, comprovadamente, um dos fatores desencadeadores da violência escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
26-10-2012
Como Citar
GOMES, M. L. M. Quando a instituição escolar contribui para a violência: um olhar sobre os portadores de transtornos de aprendizagem. Revista Vértices, v. 14, n. 1 Especial, p. 219 - 229, 26 out. 2012.
Seção
Artigos Originais