Avaliação da sustentabilidade ambiental para micro e pequenas empresas da cadeia produtiva de petróleo e gás da Bacia de Campos

Autores

  • Fernanda Falquer da Silva

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Sustentabilidade Ambiental

Resumo

Nos últimos anos, o amadurecimento do consumidor, com as várias Transformações da sociedade e das organizações, fez emergir novas abordagens e modelos de gestão ambiental que ganharam forma e lugar de destaque no meio empresarial. A cobrança crescente por uma postura responsável e de comprometimento com o meio ambiente, tem influenciado a ciência, a política, a legislação, e as formas de gestão e planejamento, sob pressão crescente dos órgãos reguladores e fiscalizadores das organizações não governamentais e, principalmente, do próprio mercado, incluindo as entidades financiadoras, como bancos, seguradoras e os próprios consumidores. Muitas empresas estão realizando grandes esforços para modificarem seus processos produtivos, visando eliminar ou diminuir danos que suas atividades possam causar ao meio ambiente, investindo em atitudes de sustentabilidade, sendo essas diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquistas de novos consumidores e clientes. O presente trabalho teve como objetivo a construção de uma metodologia para avaliação da sustentabilidade ambiental para micro e pequenas empresas fornecedoras da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás da Bacia de Campos. Tal ferramenta propiciará uma avaliação da empresa, pois contempla itens selecionados à questão ambiental, utilizando como referência as exigências técnicas para obtenção do licenciamento ambiental as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) como também os indicares do instituto Ethos. Com a aplicação dos questionários, foi possível a avaliação destas empresas quanto aos seus aspectos legais, gerenciais, sobre os possíveis incidentes e os consequentes procedimentos de emergências e a postura da mesma em relação à problemática ambiental, permitindo que, a partir das informações obtidas, possam se elaborar indicadores ambientais, propondo-se, então, contribuir na construção de uma base de dados com informações sobre o meio natural e as conseqüências sociais, proporcionando um melhor embasamento para a tomada de decisão, além de poder identificar oportunidades de melhoria na elaboração e execução dos processos e procedimentos, de posicionamento de destaque em relação à concorrência e de estimular exercício da prática de auditorias. A continuação dos estudos de indicadores de sustentabilidade ambiental pode, no entanto, contribuir para a busca de soluções que levem à reversão dos importantes problemas sociais, ambientais e econômicos enfrentados atualmente pelas sociedades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

24-05-2010

Edição

Seção

Resumos de dissertações e teses

Como Citar

Avaliação da sustentabilidade ambiental para micro e pequenas empresas da cadeia produtiva de petróleo e gás da Bacia de Campos. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 121–122, 2010. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/259.. Acesso em: 24 abr. 2024.