Modelagem Unificada de Sistemas a Eventos Discretos e de Controle Aplicados em Manufatura

Autores

  • Amanda Arêas de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
  • João José de Assis Rangel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140031

Palavras-chave:

Simulação a Eventos Discretos, Modelo Conceitual, Sistema de Controle, IDEF-SIM, Flowchart

Resumo

Para a elaboração tanto de um modelo de simulação como de um sistema de controle é necessário construir, previamente, um modelo conceitual. Isto é o que, normalmente, é sugerido pelas metodologias aplicadas em projetos dessa natureza. Algumas técnicas de modelagem conceitual permitem uma melhor compreensão do modelo de simulação, assim como descrevem claramente a lógica dos sistemas de controle. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e avaliar linguagens conceituais para modelagem unificada de modelos de simulação a eventos discretos e sistemas de controle aplicados em manufatura. Os resultados mostraram que a Linguagem IDEF-SIM pode ser aplicada tanto em simulação de sistemas como em controle de processos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Arêas de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    Bacharel em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. Engenheira de Software da Kongsberg Maritime do Brasil. E-mail: areasamanda@gmail.com.
  • João José de Assis Rangel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF (1998). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil. E-mail: joao@ucam-campos.br.

Downloads

Publicado

07-05-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Modelagem Unificada de Sistemas a Eventos Discretos e de Controle Aplicados em Manufatura. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 57–74, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140031. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140031.. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)