O comportamento em treinamento técnico de jogadores profissionais de futebol: um estudo na perspectiva da autorregulação da aprendizagem
Resumo
A literatura especializada tem enfatizado que em diversas áreas profissionais o comportamento autorregulado pode contribuir para o bom desempenho da pessoa que almeja alcançar determinado objetivo. A partir desse contexto, e tomando como referência as dimensões que integram o construto da autorregulação da aprendizagem (dimensões cognitiva/metacognitiva, motivacional, comportamental e contextual) nas diferentes fases do comportamento autorregulado (de antecipação, de execução e de reflexão ou avaliação final da tarefa), fez-se um estudo de caso, de natureza quantiqualitativa. O estudo teve por objetivo verificar se o comportamento dos atletas profissionais de futebol em treinamento técnico, integrantes da equipe do Americano Futebol Clube, localizado em Campos dos Goytacazes – RJ correspondia ao que preconiza a literatura sobre autorregulação. Levantaram-se as hipóteses de que as dimensões em que os atletas apresentavam melhor desempenho seria nas dimensões motivacionais e comportamentais, e menos favoráveis nas dimensões metacognitiva e contextual. Utilizaram-se como recursos de observação um questionário e grupo focal (entrevista coletiva), esta com a finalidade de aprofundar alguns resultados obtidos através do questionário. O modelo de autorregulação da aprendizagem, além de ter contribuído para a elaboração das perguntas dos instrumentos utilizados, ofereceu também subsídio para a análise dos dados. As hipóteses foram parcialmente comprovadas: os atletas apresentaram melhor domínio na dimensão motivacional, principalmente no que diz respeito à crença de autoeficácia (100% do grupo), seguida da dimensão cognitiva/metacogntiva; nas outras dimensões (comportamental e contextual) os resultados demonstraram comportamento menos eficaz dos atletas. O estudo pode contribuir para a reflexão e ação de atletas, comissão técnica e demais profissionais envolvidos no futebol, além de abrir perspectivas para outros estudos.Downloads
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).