A (re)configuração da linguagem da comunicação: Uma análise das fan pages institucionais no Facebook

  • Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes Universidades Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Palavras-chave: Linguagem, Comunicação Social, Tecnologia de Informação e Comunicação, Formas de Comunicação, Redes Sociais Digitais.

Resumo

A pesquisa tem o propósito de analisar a linguagem utilizada na rede social digital Facebook, a partir da hipótese de que a linguagem da comunicação institucional vem sendo (re)configurada significativamente nas redes sociais digitais. Para tal, realizaram-se pesquisas qualitativas para identificar conceitos que se entrelaçam com o tema do estudo e são fundamentais para o seu desenvolvimento, tais como evolução da comunicação e da linguagem; internet e redes sociais digitais, além dos estudos teóricos sobre as matrizes de linguagem e pensamento; funções da linguagem; reconfiguração da linguagem; entre outros. Foram feitas também pesquisas exploratórias pela escassez de reflexões sobre o tema e a delimitação da amostra a ser analisada de duas fan pages das marcas Guaraná Antarctica e Banco Itaú. Além disso, fez-se pesquisa descritiva, por meio da observação sistemática no intervalo de tempo determinado por um mês – dezembro de 2013, sendo analisada a linguagem utilizada nessas páginas pelos critérios de estilo linguístico, forma, conteúdo e função da linguagem, para as consequentes considerações sobre os “objetos” analisados. Dentre os resultados do trabalho, é apresentada como particularidade, no Facebook, a presença das linguagens verbal, visual, sonora e suas hibridizações, e das funções referencial, conativa e emotiva da linguagem, em uma espécie de unimídia que agrega interatividade e hipertextualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tanisse Paes Bóvio Barcelos Cortes, Universidades Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF (2012-2014). Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pelo Centro Universitário Fluminense - Faculdade de Filosofia de Campos (2008).
Publicado
02-02-2015
Como Citar
CORTES, T. P. B. B. A (re)configuração da linguagem da comunicação: Uma análise das fan pages institucionais no Facebook. Revista Vértices, v. 16, n. 2, p. 251-252, 2 fev. 2015.
Seção
Resumos de dissertações e teses