A (re)configuração da linguagem da comunicação: Uma análise das fan pages institucionais no Facebook
Resumo
A pesquisa tem o propósito de analisar a linguagem utilizada na rede social digital Facebook, a partir da hipótese de que a linguagem da comunicação institucional vem sendo (re)configurada significativamente nas redes sociais digitais. Para tal, realizaram-se pesquisas qualitativas para identificar conceitos que se entrelaçam com o tema do estudo e são fundamentais para o seu desenvolvimento, tais como evolução da comunicação e da linguagem; internet e redes sociais digitais, além dos estudos teóricos sobre as matrizes de linguagem e pensamento; funções da linguagem; reconfiguração da linguagem; entre outros. Foram feitas também pesquisas exploratórias pela escassez de reflexões sobre o tema e a delimitação da amostra a ser analisada de duas fan pages das marcas Guaraná Antarctica e Banco Itaú. Além disso, fez-se pesquisa descritiva, por meio da observação sistemática no intervalo de tempo determinado por um mês – dezembro de 2013, sendo analisada a linguagem utilizada nessas páginas pelos critérios de estilo linguístico, forma, conteúdo e função da linguagem, para as consequentes considerações sobre os “objetos” analisados. Dentre os resultados do trabalho, é apresentada como particularidade, no Facebook, a presença das linguagens verbal, visual, sonora e suas hibridizações, e das funções referencial, conativa e emotiva da linguagem, em uma espécie de unimídia que agrega interatividade e hipertextualidade.Downloads
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