Análise da Influência da Presença de Veículos de Grande Porte no Comportamento Aerodinâmico e Aeroelástico de Estrutura de Ponte

  • Sergio Rafael Cortes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (Campus Campos-Centro)
Palavras-chave: Fluidodinâmica Computacional, Ponte Rio-Niterói, Aerodinâmica, Aeroelasticidade

Resumo

Estruturas de pontes flexíveis são frequentemente suscetíveis à ação dinâmica do vento, apresentando os chamados fenômenos aeroelásticos causados pela interação entre as forças inerciais, elásticas e as aerodinâmicas. A ocorrência desse tipo de oscilação pode gerar danos estruturais e desconforto aos usuários. Tradicionalmente, o estudo dos efeitos dinâmicos do vento em estruturas era feito apenas por meio de experimentos em túneis de vento. Atualmente, utilizam-se também análises com modelos numéricos por meio da fluidodinâmica computacional (CFD – ComputationalFluid Dynamics).Utilizando uma ferramenta computacional em Dinâmica dos Fluidos, avaliam-se, no presente trabalho, os efeitos do vento no comportamento aerodinâmico da ponte Rio-Niterói, quando esta tem seu perfil não aerodinâmico alterado pela presença de veículos de grande porte. A comparação entre registros de grandes oscilações da ponte sugere que a alteração do seu perfil pela presença de veículos de grande porte pode contribuir para tornar mais intensa a oscilação induzida pelo desprendimento cadenciado de vórtices. Primeiramente, apresentam-se os resultados para as estruturas em repouso sob a ação do vento. Consideram-se os perfis da ponte, de dois tipos de veículos e do conjunto ponte mais veículo. Na sequência, apresentam-se os resultados para a seção da ponte, com e sem veículo, em movimento, em termos das histórias no tempo de amplitude de vibração em função das velocidades de vento. Os resultados obtidos para a seção dos veículos e para a ponte sem veículo, tanto em repouso quanto em movimento, compararam-se bem com os respectivos resultados experimentais. Isto permitiu a avaliação do comportamento aerodinâmico da ponte com os veículos, atestando que este perfil contribui para o aumento das vibrações com a ação do vento.

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Biografia do Autor

Sergio Rafael Cortes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (Campus Campos-Centro)
É aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na área de Estruturas, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), onde trabalha com o Método dos Elementos de Contorno aplicado à análise de flexão de placas com não-lineraridade física. Possui Mestrado em Engenharia Civil com ênfase em Estruturas (2011), também pela UENF. Trabalhou com fluidodinâmica computacional no desenvolvimento da Dissertação de Mestrado. Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2014) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bacharelado em Engenharia Civil pela UENF (2008). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campus Campos-Centro, onde leciona nos cursos técnicos de Edificações e Estradas e no Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo.
Publicado
02-02-2015
Como Citar
OLIVEIRA, S. R. C. DE. Análise da Influência da Presença de Veículos de Grande Porte no Comportamento Aerodinâmico e Aeroelástico de Estrutura de Ponte. Revista Vértices, v. 16, n. 2, p. 247-248, 2 fev. 2015.
Seção
Resumos de dissertações e teses

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