Análise da Influência da Presença de Veículos de Grande Porte no Comportamento Aerodinâmico e Aeroelástico de Estrutura de Ponte
Resumo
Estruturas de pontes flexíveis são frequentemente suscetíveis à ação dinâmica do vento, apresentando os chamados fenômenos aeroelásticos causados pela interação entre as forças inerciais, elásticas e as aerodinâmicas. A ocorrência desse tipo de oscilação pode gerar danos estruturais e desconforto aos usuários. Tradicionalmente, o estudo dos efeitos dinâmicos do vento em estruturas era feito apenas por meio de experimentos em túneis de vento. Atualmente, utilizam-se também análises com modelos numéricos por meio da fluidodinâmica computacional (CFD – ComputationalFluid Dynamics).Utilizando uma ferramenta computacional em Dinâmica dos Fluidos, avaliam-se, no presente trabalho, os efeitos do vento no comportamento aerodinâmico da ponte Rio-Niterói, quando esta tem seu perfil não aerodinâmico alterado pela presença de veículos de grande porte. A comparação entre registros de grandes oscilações da ponte sugere que a alteração do seu perfil pela presença de veículos de grande porte pode contribuir para tornar mais intensa a oscilação induzida pelo desprendimento cadenciado de vórtices. Primeiramente, apresentam-se os resultados para as estruturas em repouso sob a ação do vento. Consideram-se os perfis da ponte, de dois tipos de veículos e do conjunto ponte mais veículo. Na sequência, apresentam-se os resultados para a seção da ponte, com e sem veículo, em movimento, em termos das histórias no tempo de amplitude de vibração em função das velocidades de vento. Os resultados obtidos para a seção dos veículos e para a ponte sem veículo, tanto em repouso quanto em movimento, compararam-se bem com os respectivos resultados experimentais. Isto permitiu a avaliação do comportamento aerodinâmico da ponte com os veículos, atestando que este perfil contribui para o aumento das vibrações com a ação do vento.Downloads
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).