Análise multicritério para universalização dos serviços elétricos em domicílios rurais isolados da região Norte Fluminense

  • Luiz Mendes Instituto Federal Fluminense campus Campos-Guarus
Palavras-chave: Fornecimento de Eletricidade, Energias Renováveis, Processo de Análise Hierárquica, Método Borda.

Resumo

Além da energia hidráulica o Brasil tem um considerável potencial eólico e solar e que podem contribuir para universalização dos serviços de eletricidade em comunidades isoladas. Isso porque, o programa “Luz para todos” tem alto custo para locais mais ermos e desta forma, a universalização torna-se inviável economicamente. Na presente pesquisa, utilizou-se o método AHP clássico e o método Borda para problemas multicritério com o objetivo de escolher o tipo de fornecimento de eletricidade para um domicílio rural isolado com consumo médio de energia elétrica de 150kWh e situado na região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Para isso, foram consideradas quatro alternativas a partir de critérios quantitativos e qualitativos e modelados em seis situações distintas, sendo estes correspondentes às distâncias do domicílio em relação à rede elétrica convencional da concessionária. Foi realizada a modelagem do problema com o método AHP para selecionar a melhor fonte de fornecimento de energia, logo em seguida aplicou-se o método Borda para o ranking das alternativas das fontes de fornecimento de energia e por fim, foi proposta uma nova metodologia para integração do método AHP ao método Borda. Desta forma, a aplicação dos dois métodos separadamente e também a nova proposta de integração dos mesmos apresentaram resultados similares quanto a melhor alternativa de fornecimento de energia elétrica para o domicílio rural isolado nas seis situações propostas. Sendo que, o fornecimento de energia convencional da concessionária ficou como a melhor alternativa para distâncias zero a 500 metros (situações um e dois) para ambos os métodos aplicados, entanto para as demais situações as energias renováveis tornaram-se viáveis em relação à rede elétrica da concessionária. Assim o trabalhou apontou que quanto maior a distância do domicílio em relação à rede elétrica, maior será a viabilidade das fontes renováveis de energia. Além disso, os resultados apresentados demonstram que as fontes renováveis podem contribuir para atender a demanda por eletricidade em comunidades isoladas e também apontam para a necessidade de revisão nas políticas públicas de universalização dos serviços elétricos tendo em vista o potencial eólico e solar a ser explorado na região Norte do estado do Rio de Janeiro e demais regiões do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Mendes, Instituto Federal Fluminense campus Campos-Guarus
Mestre em Engenharia de Produção (UCAM-Campos) e Tecnólogo em Sistemas Elétricos (CEFET-Campos). Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tecnológico - Eletroeletrônica do IFF campus Campos-Guarus e pesquisador do NPGA.
Publicado
02-02-2015
Como Citar
MENDES, L. Análise multicritério para universalização dos serviços elétricos em domicílios rurais isolados da região Norte Fluminense. Revista Vértices, v. 16, n. 2, p. 249-250, 2 fev. 2015.
Seção
Resumos de dissertações e teses