Modelo de Simulação no Auxílio ao Ensino de Circuitos Elétricos Simples para Aulas em Cursos Técnicos

Autores

  • Roberta Matta de Araujo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
  • João José de Assis Rangel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n32016p147-156

Palavras-chave:

Simulação, Recurso didático, Ensino, Circuitos elétricos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever a aplicação de um modelo de simulação a eventos discretos desenvolvido de forma a auxiliar o entendimento sobre o funcionamento de circuitos elétricos mistos. O modelo foi construído na versão livre do software de simulação Arena. O assunto simulado é tipicamente encontrado em aulas de cursos técnicos de nível médio onde a visualização do assunto pode facilitar a compreensão da explanação do professor. Os resultados mostraram as alternativas que um professor poderia utilizar para explanar sobre o assunto com estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Matta de Araujo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ

Bacharel em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) - Campos dos Goytacazes (RJ)- Brasil. E-mail: betamatta@yahoo.com.br.

João José de Assis Rangel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ

Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) - Campos dos Goytacazes (RJ) - Brasil. E-mail: joao@ucam-campos.br.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

DE ARAUJO, R. M.; RANGEL, J. J. de A. Modelo de Simulação no Auxílio ao Ensino de Circuitos Elétricos Simples para Aulas em Cursos Técnicos. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 147–156, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n32016p147-156. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/5922. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)