Situações Propostas no Livro Didático de Matemática Utilizado no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Contexto e Aplicações

Autores

  • Vanice da Silva Freitas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n32016p51-71

Palavras-chave:

Livro Didático, Situações Matemáticas, Enfoque Ontossemiótico, Contextualização

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado da análise das situações matemáticas que são propostas no livro didático utilizado em um curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A análise do livro baseou-se em pesquisa documental e requereu uma revisão bibliográfica sobre contextualização e Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e Educação Matemática. Em relação ao contexto, foram investigadas as situações apresentadas na introdução dos conteúdos e nas atividades propostas. No que se refere aos conhecimentos prévios e emergentes, foram analisadas somente as atividades propostas. Verificou-se que, nas atividades de introdução, prevalece o contexto da realidade; e nas propostas, o da própria Matemática. Esses dados mostram a expressividade de atividades de cálculos algorítmicos, que contribuem para a aprendizagem de técnicas e propriedades, mas não para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. Assim, considera-se que os autores poderiam ter distribuído as atividades de maneira mais uniforme. Ressalta-se ainda que as atividades também não contemplam a realidade da área técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanice da Silva Freitas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Professora de Matemática do Instituto Federal Fluminense – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: vanicefvieira@hotmail.com.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo/SP

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Professora titular e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado e Doutorado) da Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo/SP – Brasil. E-mail: edda.curi@gmail.com.

Downloads

Publicado

30-12-2016

Como Citar

VIEIRA, V. da S. F.; CURI, E. Situações Propostas no Livro Didático de Matemática Utilizado no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Contexto e Aplicações. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 51–71, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n32016p51-71. Disponível em: https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6163. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais