Avaliação físico-química e microbiológica de iogurtes comercializados em Rio Pomba-MG e comparação com os parâmetros da legislação

Autores

  • Jean Victor dos Santos Emiliano IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
  • Sebastião Moreira Júnior IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
  • Fabiana de Oliveira Martins IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
  • Cleuber Raimundo da Silva IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
  • Renata Cristina de Almeida Bianchini Campos IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
  • Priscilla Vieira Tonieto Balbi IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
  • Aurélia Dornelas de Oliveira Martins IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p191-200

Palavras-chave:

Iogurte, Bactérias Láticas, Qualidade do Alimento, Legislação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a qualidade microbiológica e físico-química de iogurtes comercializados na cidade de Rio Pomba/MG. Foram analisadas amostras de sete marcas. Para coliformes totais e termotolerantes, as amostras apresentaram valores inferiores a 2 NMP/g. Conforme a legislação vigente, quanto à contagem de bactérias láticas viáveis, apenas em uma amostra foi encontrado valor superior a 107 UFC/g. As marcas apresentaram variação de 14,12 % a 18,52 % para ESD, sendo que cinco delas estavam acima do limite preconizado pela atual legislação (15% ESD). Todas as amostras atenderam ao padrão estabelecido para acidez (0,6 a 1,5g de ácido lático/100g). Para proteínas, quatro estavam fora dos limites estabelecidos (mínimo 2,9g/100g). Além disso, quatro amostras apresentaram amido em sua composição. Em relação à contagem de fungos filamentosos e leveduras, as amostras estavam em conformidade com as normas. Assim, torna-se necessária uma fiscalização mais eficiente, haja vista que parte das marcas analisadas não atendeu aos padrões estabelecidos pela legislação em vigor.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Victor dos Santos Emiliano, IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
    Mestrando em Tecnologia de Alimentos (UFV), MG - Brasil. E-mail: jeanvictor@yahoo.com.br.
  • Sebastião Moreira Júnior, IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
    Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG), campus Rio Pomba, MG - Brasil. Email: sebastiãomoreira@yahoo.com.br.
  • Fabiana de Oliveira Martins, IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
    Doutoranda em Tecnologia de Alimentos (UNICAMP). Professora do IFSUDESTEMG, campus Rio Pomba, MG - Brasil. Email: fabiana.martins@ifsudestemg.edu.br.
  • Cleuber Raimundo da Silva, IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
    Doutor em Tecnologia de Alimentos (UFV). Professor do IFSUDESTEMG, campus Rio Pomba, MG - Brasil. E-mail: cleuber.silva@ifsudestemg.edu.br.
  • Renata Cristina de Almeida Bianchini Campos, IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFSUDESTEMG). Técnica em laboratório do IFSUDESTEMG, campus Rio Pomba, MG - Brasil. Email: renata.bianchini@ifsudestemg.edu.br.
  • Priscilla Vieira Tonieto Balbi, IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
    Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (IFSUDESTEMG), campus Rio Pomba, MG - Brasil. E-mail: priscillabalbi@yahoo.com.br.
  • Aurélia Dornelas de Oliveira Martins, IF Sudeste MG campus Rio Pomba/MG
    Doutora em Tecnologia de Alimentos (UFV). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG), campus Rio Pomba, MG - Brasil. E-mail: aurelia.dornelas@ifsudestemg.edu.br.

Publicado

03-07-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação físico-química e microbiológica de iogurtes comercializados em Rio Pomba-MG e comparação com os parâmetros da legislação. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 191–200, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n12017p191-200. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6940.. Acesso em: 28 mar. 2024.