Condições de saneamento do bairro Ururaí em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Torquato Ferreira Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Cambuci/RJ
  • Tatiana Andrade Rocha da Silva Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Melissa dos Santos Vidal Pestana Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Valeria Marcelino de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Rodrigo Maciel Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p139-170

Palavras-chave:

Saneamento Básico, Degradação Ambiental, Saúde Pública

Resumo

O presente trabalho expõe um diagnóstico das condições de saneamento básico do bairro de Ururaí, situado em Campos dos Goytacazes, RJ. O estudo baseou-se em um método qualiquantitativo de coleta de dados, utilizando os seguintes instrumentos de pesquisa: registro fotográfico, entrevista semiestruturada com os moradores e análises físico-química e microbiológica da qualidade da água dos domicílios e do rio Ururaí. Por meio do registro fotográfico foi constatada uma não uniformidade do sistema de saneamento no bairro. Entre os domicílios onde foram realizadas as entrevistas, verificou-se, na primeira parte da comunidade, que 63% dos moradores não estão satisfeitos com o serviço de saneamento básico, enquanto que, na segunda parte, esse percentual é bem mais elevado, totalizando 83%. Durante a investigação, foi verificada a presença de bactérias do grupo coliforme em amostras de água coletadas no rio Ururaí e nas amostras das casas dos moradores. Com base nos resultados foi possível verificar a precariedade dos serviços envolvendo o saneamento básico na região. Desse modo, esse trabalho propõe uma futura ação educativa no bairro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Torquato Ferreira Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Cambuci/RJ
    Mestrado em Ciências Naturais (UENF). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Cambuci – Cambuci (RJ) - Brasil. E-mail: torquato.pinheiro@iff.edu.br.    
  • Tatiana Andrade Rocha da Silva, Instituto Federal Fluminense (IFF)
    Pós-Graduanda em Educação Ambiental (IFF). Professora do Governo do Estado do Rio de Janeiro - Campos dos Goytacazes (RJ) - Brasil. E-mail: tatiarocha@hotmail.com.    
  • Melissa dos Santos Vidal Pestana, Instituto Federal Fluminense (IFF)
    Graduada em Ciências da Natureza - Habilitação em Biologia pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). Campos dos Goytacazes (RJ) - Brasil. E-mail: melissavidal2906@gmail.com.  
  • Valeria Marcelino de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências. Professora do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias e na Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Campus Campos Centro, e pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE) do IFF - Campos dos Goytacazes (RJ) - Brasil. E-mail: valeriasmterra@yahoo.com.br.
  • Rodrigo Maciel Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2007). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro, pesquisador do núcleo em Gestão Ambiental (NPGA) e do Núcleo de estudos Avançados em Educação (NESAE) do IFF - Campos dos Goytacazes (RJ) - Brasil. E-mail: rodrigouenf@yahoo.com.br.

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Condições de saneamento do bairro Ururaí em Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 139–170, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p139-170. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/7244.. Acesso em: 29 mar. 2024.