Desacoplamento entre emissões de CO2 e crescimento econômico no Brasil e em outros países

Autores

  • Carla Nogueira Patrão de Aquino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Luiz Augusto Caldas Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
  • João José de Assis Rangel Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Eduardo Shimoda Universidade Candido Mendes (UCAM-Campos), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n22017p23-52

Palavras-chave:

Energia, Emissão de CO2, Desacoplamento, Produto interno bruto, Desenvolvimento

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar a alteração de comportamento entre as emissões de CO2 e o crescimento econômico no mundo, registrada nos anos de 2013/2014, que poderá se configurar em desacoplamento e, desta forma, contribuir para o debate sobre as alternativas de redução do efeito estufa. Estabelecemos como eixo temporal de análise o período 1990-2014, pois neste intervalo há duas inflexões na curva de crescimento da emissão de CO2 no mundo: uma associada à crise mundial de 2008; outra, a partir de 2013, em destaque neste artigo. Escolhemos seis países: Estados Unidos, Japão, Brasil, China, Índia e Rússia. Em comum a todos eles o fato de somarem expressiva participação na produção mundial na mesma medida da emissão de CO2. Como resultado, identificamos alteração relativa aos vetores produto interno bruto e emissões de CO2 no mundo, em favor da redução das emissões, como reflexo do comportamento destas duas variáveis nos países estudados, o que, se confirmado, aponta na direção de mudanças estruturais entre estas duas variáveis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Nogueira Patrão de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Economia Empresarial - Universidade Cândido Mendes. Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: cnpatrao@gmail.com.
  • Luiz Augusto Caldas Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Planejamento e Gestão de Cidades - Universidade Cândido Mendes. Professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: luizcaldas.iff@gmail.com.
  • João José de Assis Rangel, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do curso de mestrado em Engenharia de Produção (PEP) na UCAM-Campos, Professor do Instituto Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: joao.rangel@ucam-campos.br.
  • Eduardo Shimoda, Universidade Candido Mendes (UCAM-Campos), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Ciência Animal - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do curso de mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional (POIC) na UCAM-Campos, Professor na graduação e nos mestrados de POIC, Engenharia de Produção e Planejamento Regional/Gestão de Cidades na UCAM-Campos/RJ - Brasil. E-mail: prof_shimoda@yahoo.com.br.

Publicado

23-10-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Desacoplamento entre emissões de CO2 e crescimento econômico no Brasil e em outros países. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 23–52, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n22017p23-52. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/7518.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)