A influência da crônica na prática da leitura de jornais: Plínio Marcos, Jornal da Orla, 1999

Autores

  • Sérgio Moura Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
  • Mozarth Miranda Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p111-120

Palavras-chave:

Crônica, Plínio Marcos, Formação de leitores, Gêneros literários

Resumo

O presente artigo faz um breve contexto sobre a crônica e a sua potencialidade na conquista de novos leitores. O estilo aceito pelos jornais é um espaço livre para abordagem de diferentes temas. É o local de reflexão e respiro longe dos fatos diários. O cronista Plínio Marcos fugia do cotidiano e utilizava nos seus textos personagens reais e fictícios, histórias que ele muitas vezes busca na infância e na juventude. Outro ponto abordado neste trabalho são as características presentes na produção feita pra o Jornal da Orla, entre os meses de janeiro e outubro de 1999, de outros gêneros literários como conto, coluna e artigo.       

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Biografia do Autor

  • Sérgio Moura, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Literatura Comparada (UFRJ). Professor Associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes (RJ) – Brasil. E-mail: arruda@uenf.br.
  • Mozarth Miranda, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Mestre em Televisão Digital (Unesp) e jornalista. Professor (Centro Universitário Fluminense e Faculdade Redentor) - Campos dos Goytacazes (RJ) - Brasil. Repórter Intertv Planície (afiliada Globo). E-mail: mozarthdias@hotmail.com.  

Publicado

03-07-2017

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

A influência da crônica na prática da leitura de jornais: Plínio Marcos, Jornal da Orla, 1999. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 111–120, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n12017p111-120. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/7558.. Acesso em: 29 mar. 2024.