A questão da deficiência física associada ao câncer: as repercussões na família e a proteção do Estado

Autores

  • Patrícia Lustoza Alves Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
  • Silvia Cristina Guimarães Ladeira Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p83-109

Palavras-chave:

Deficiência física, Câncer, Proteção Social, Família, Estado

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender as repercussões socioeconômicas na vida de homens adultos matriculados na seção do Tecido Ósseo-Conectivo (TOC) no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, discutida à luz do materialismo histórico-dialético, com a utilização de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco homens submetidos à cirurgia de amputação de membro inferior. Os resultados evidenciam a participação da família, que assume a tarefa de proteção social no contexto da retração do Estado, e apontam as principais consequências econômicas e sociais que emergem durante o tratamento prolongado de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Lustoza Alves, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
    Mestranda em Sociedade, Risco e Saúde pela Universidade de Lisboa (Portugal). Especialista em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Assistente Social graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: patylustoza@yahoo.com.br.  
  • Silvia Cristina Guimarães Ladeira, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)
    Mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assistente Social do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil. E-mail: silvia_ladeira@yahoo.com.br.    

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A questão da deficiência física associada ao câncer: as repercussões na família e a proteção do Estado. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 83–109, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p83-109. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/7578.. Acesso em: 19 abr. 2024.