Os desafios da educação: a cibercultura na educação e a docência online

  • Nelma Vilaça Paes Barreto
Palavras-chave: Educação a distância. Educação online. Cibercultura. Interatividade. Ambientes virtuais de aprendizagem.

Resumo

A disseminação e a popularização da Internet, juntamente com as novas tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), provocam impactos na educação, contribuindo para a melhoria do ensino e/ou aprendizagem a distância e também com mudanças significativas para a educação presencial, que não aceita mais os modelos tradicionais. A qualidade e a eficácia de um curso a distância passam por questões múltiplas, mas é fundamental que o professor tenha conhecimento sobre o ambiente no qual são ministradas as aulas, bem como suas tecnologias de suporte. Porém, as tecnologias se alteram tão rapidamente que dificultam a inserção e o domínio dos professores nesse universo tecnológico. Evidencia-se a necessidade de se investir na valorização e na formação continuada dos professores e também, na atualização constante de sua prática pedagógica e na urgência de capacitar o professor para a docência online, pois no âmbito da cibercultura, a educação na modalidade a distância é cada vez mais online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma Vilaça Paes Barreto
Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Fluminense; Professora de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (aposentada); Especialista em Planejamento Educacional, em Psicopedagogia (UNESA), em Educação a Distância e Educação Continuada (UnB); Mestranda em Educação (UNESA).
Como Citar
BARRETO, N. V. P. Os desafios da educação: a cibercultura na educação e a docência online. Revista Vértices, v. 12, n. 3, p. 149-164, 11.
Seção
Artigos Originais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##