Demanda energética de picadora de forragens no processamento de capim-elefante

Autores

  • Delorme Correa Junior Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG
  • Lidiane do Amaral Vilas Boas Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG
  • Carlos Eduardo Silva Volpato Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p237-250

Palavras-chave:

Corte de forragem, Demanda energética, Demanda de potência, Picadora de forragem, Pennisetum purpureum Schum

Resumo

Objetivou-se, com o presente trabalho, determinar a demanda energética e a qualidade do material picado de uma picadora de forragens estacionária, alimentada com motor diesel e elétrico, em função do estado de afiação das facas, tamanho de corte e da alimentação dela. Seguiu-se o delineamento inteiramente casualizado, com 5 repetições. Observou-se que a utilização da faca cega apresentou maiores valores de demanda de potência e de consumo específico e menores valores de capacidade de produção, além de apresentar qualidade de corte inferior ao corte realizado com a faca nova. Conclui-se que o motor elétrico foi o que apresentou maior capacidade de produção e menor consumo de energia e, além disso, demonstrou-se que o afiamento de faca pode atingir o melhor desempenho da picadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Delorme Correa Junior, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG
    Mestre em Produção Vegetal (UENF). Engenheiro Agrônomo (UENF) e aluno do Doutorado em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: delormeminas@hotmail.com.
  • Lidiane do Amaral Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG
    Mestre em Engenharia Agrícola. Engenheira Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/MG – Brasil. E-mail: Lidiane.amaral@raizen.com.
  • Carlos Eduardo Silva Volpato, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras/MG
    Doutorado em Engenharia Agrícola (UNICAMP). Professor Associado III da Universidade Federal de Lavras/MG – Brasil. E-mail: volpato@deg.ufla.br.

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Demanda energética de picadora de forragens no processamento de capim-elefante. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 237–250, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p237-250. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/8896.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)