Dimensionamento da carga térmica de resfriamento de ambientes como estratégia para melhoria da eficiência energética em instituições de ensino

Autores

  • William dos Santos Inácio Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Itaperuna/RJ
  • Milton Erthal Junior Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p211-236

Palavras-chave:

Sala de aula, Condicionadores de ar, Dimensionamento, Carga térmica, Eficiência energética

Resumo

A proposta deste trabalho consiste em avaliar se os aparelhos de ar condicionado (AAC), atualmente utilizados em uma instituição de ensino, são adequados na promoção de conforto térmico para os usuários das salas de aula, e em realizar um redimensionamento da carga térmica com base nas normas da ABNT 5858:1983 e 16401-1:2008. Constatou-se que nenhuma sala possui um AAC apropriado para a carga térmica calculada. Em 7 salas a carga térmica calculada foi maior pela NBR 16401-1:2008. Como a carga térmica média calculada para as salas é de, aproximadamente, 32.523 BTU, sugere-se a utilização dos AAC de 30.000 BTU (classificação energética A).  

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Biografia do Autor

  • William dos Santos Inácio, Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Itaperuna/RJ
    Mestre em Engenharia de Produção (UCAM). Professor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Itaperuna - Itaperuna/RJ - Brasil. E-mail: winacio@iff.edu.br.  
  • Milton Erthal Junior, Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Guarus, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Produção Vegetal (UENF). Professor da Universidade Cândido Mendes Campos (UCAM Campos) e Professor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: merthal@iff.edu.br.  

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Dimensionamento da carga térmica de resfriamento de ambientes como estratégia para melhoria da eficiência energética em instituições de ensino. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 211–236, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p211-236. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9261.. Acesso em: 29 mar. 2024.

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