A ideologia da ideologia de gênero e a escola

Autores

  • Linovaldo Miranda Lemos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p51-62

Palavras-chave:

Ideologia, Ideologia de gênero, Escola

Resumo

O objetivo do presente texto é o de trazer elementos à compreensão da relação entre ideologia e gênero de forma a contribuir com o debate atual sobre a chamada “ideologia de gênero” e a educação. Embora se trate de argumentos genéricos e sem base científica sólida, os críticos à discussão sobre gênero na escola acabam por criar, eles próprios, uma mistificação da realidade, uma visão de mundo imaginada a ser imposta de forma acrítica. O objetivo do texto foi trazer ao debate a natureza da ideologia e a impossibilidade de se pensar numa neutralidade científica e política em qualquer âmbito de nossas vivências, aí incluída e destacada, a escola.  

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Biografia do Autor

  • Linovaldo Miranda Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Geografia (UFRJ). Professor do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro e Pós-Doutorando no Instituto de Geociências na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Campinas/SP – Brasil. E-mail: linovaldomlemos@gmail.com.

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A ideologia da ideologia de gênero e a escola. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 51–62, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p51-62. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9585.. Acesso em: 16 abr. 2024.

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