O conceito de gênero em três tradições de estudos: uma introdução

Autores

  • Valfrido da Silva Nunes Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns/PE

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p7-29

Palavras-chave:

Gênero, Perspectiva bakhtiniana, Escola britânica, Escola norte-americana

Resumo

Este artigo tem como finalidade principal discutir o conceito de gênero (textual e/ou discursivo) à luz de três perspectivas teóricas bastante difundidas no Ocidente e que têm influenciado significativamente a pesquisa e o ensino de línguas com base em gêneros, especialmente no contexto brasileiro, quais sejam: a visão dialógica do chamado Círculo de Bakhtin, a abordagem britânica do Inglês para Fins Específicos e a concepção norte-americana dos Estudos Retóricos de Gêneros. O trabalho configura-se como uma pesquisa de natureza bibliográfica, finalizando com uma discussão que enceta um diálogo entre as três teorias, na busca por aspectos comuns.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valfrido da Silva Nunes, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns/PE
    Doutor em Linguística (UFAL). Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Garanhuns/PE – Brasil. E-mail: fridoval@hotmail.com.

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

O conceito de gênero em três tradições de estudos: uma introdução. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 7–29, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p7-29. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9892.. Acesso em: 16 abr. 2024.