Construção da imagem do velho na mídia: representatividade ou estímulo ao consumo?

Autores

  • Débora Pires Teixeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica/RJ
  • Rita de Cássia Pereira Farias Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
  • Ronan Leandro Zampier Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n32018p385-397

Palavras-chave:

Envelhecimento, Moda, Idosos

Resumo

No presente artigo analisamos o uso e a construção da imagem do corpo velho na publicidade de moda em um contexto de motivações ambíguas: a representação e o estímulo ao consumo. Para tanto, o trabalho apresenta uma reflexão teórica aliada a discussões de exemplos empíricos a partir de imagens de desfiles de moda de duas marcas nacionais. Os resultados revelam uma diversificação de imagens da velhice no contexto estudado: o subversivo, o rejuvenescido e o convencional. Embora tal prática possa contribuir no sentido de contestar a normatividade dos padrões de beleza, pautada na juventude; ela visa, prioritariamente, lançar luz sobre o potencial consumidor velho e suas diferentes faces.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica/RJ
    Professora do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa – Viçosa/MG – Brasil. E-mail: deborapite@gmail.com
  • Rita de Cássia Pereira Farias, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
    Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Curso de Graduação em Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa – Viçosa/MG – Brasil. E-mail: farias.rcp@gmail.com.
  • Ronan Leandro Zampier, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
    Doutorando em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa – Viçosa/MG – Brasil. E-mail: rlzampier@hotmail.com. 

Downloads

Publicado

07-12-2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Construção da imagem do velho na mídia: representatividade ou estímulo ao consumo?. Revista Vértices, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 385–397, 2018. DOI: 10.19180/1809-2667.v20n32018p385-397. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/11620.. Acesso em: 28 mar. 2024.