Acompanhamento temporal dos indicadores da educação básica do município de Arraial do Cabo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n12020p18-45

Palavras-chave:

Educação básica, Censo escolar, Infraestrutura escolar, Políticas públicas, Arraial do Cabo

Resumo

Como forma de gerar um diagnóstico para gestores da educação básica do município de Arraial do Cabo, o presente estudo objetivou o acompanhamento temporal de 30 parâmetros relativos às quantidades de matrículas e às condições de infraestrutura das escolas por meio da consulta aos resultados dos Censos Escolares de 2011 a 2018. Para  isto,  foi realizada a extração de dados no  portal https://www.qedu.org.br de seis variáveis relacionadas à quantidade de matrículas e outros 24 relacionados às condições de infraestrutura nas escolas. Neste estudo, foram investigadas 22 escolas em atividade no município. Em relação à quantidade de matrículas, o Centro de Estudos de Jovens e Adultos apresentou papel de destaque. Nove variáveis relacionadas à infraestrutura das escolas estiveram presentes em mais de 75% dos estabelecimentos estudados. Espera-se que este estudo sirva de base para gestores públicos e dirigentes da rede privada para a melhoria das condições de infraestrutura das escolas e, por conseguinte, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da formação global dos estudantes, sendo estes capazes de ter um posicionamento crítico frente a uma sociedade cada vez mais complexa e repleta de desafios.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Gaudard Pacheco, Universidade Veiga de Almeida Campus Cabo Frio/RJ
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) Campus Cabo Frio/RJ – Brasil. E-mail: regaudard@gmail.com.
  • Alexandre Mioth Soares, Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Arraial do Cabo/RJ
    Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Servidor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) Campus Arraial do Cabo/RJ – Brasil. E-mail: alexandre.soares@ifrj.edu.br.

Publicado

14-05-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Acompanhamento temporal dos indicadores da educação básica do município de Arraial do Cabo, Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 18–45, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n12020p18-45. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15365.. Acesso em: 18 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)