A rede socioassistencial de atendimento à criança e ao adolescente em Campos dos Goytacazes/RJ: contribuições ao debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p534-545

Palavras-chave:

Terceiro Setor, Rede de atendimento não governamental, Criança e adolescente

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a rede socioassistencial, não governamental de atendimento às crianças e adolescentes do município de Campos dos Goytacazes, por considerar que ela desempenha um importante papel no processo de efetivação do Sistema de Garantia de Direitos das crianças e adolescentes (SGD), preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Tal reflexão busca também pontuar a dimensão contraditória das organizações, na medida que tendem a contribuir para a desresponsabilização do Estado na oferta dos serviços essenciais à população infantojuvenil e para a fragmentação das ações. As análises são realizadas a partir de uma pesquisa desenvolvida com entidades não governamentais que possuem registro no Conselho Municipal de Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Tal reflexão se faz importante, para que se possa identificar as respostas às expressões da questão social que existem no campo do Estado e da sociedade civil, visando formular respostas profissionais, em especial no campo do Serviço Social, as quais possam culminar no fortalecimento e ampliação dos direitos, considerando-se as relações entre público e privado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Thimóteo Nazareno Mendes, Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Geografia Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Adjunta do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: julianatnmendes@gmail.com.
  • Sabrina Machado de Barcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
    Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestranda em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro/RJ – Brasil.  E-mail: sabrinabarcelos24@gmail.com.

Publicado

25-11-2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A rede socioassistencial de atendimento à criança e ao adolescente em Campos dos Goytacazes/RJ: contribuições ao debate. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 534–545, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22n32020p534-545. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15374.. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)