Em tempos de Covid-19: fique em casa! Mas, onde ficam os que “moram” nas ruas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22nEspecial2020p952-964

Palavras-chave:

Assistência Social, Covid-19, Direitos, Pessoas em situação de rua

Resumo

O presente artigo se propõe a realizar algumas reflexões críticas acerca da atuação do Poder Público no âmbito da política de Assistência Social no município do Rio de Janeiro com a população em situação de rua, em tempos de Covid-19, explicitando em termos práticos as ações que estão sendo desenvolvidas com estas pessoas e os seus impactos em suas vidas, dando ênfase no como se operacionaliza o “fique em casa” para quem tem a rua como seu lugar de moradia e sustento. Dessa forma, esse artigo almeja dialogar como o Estado capitalista, no caso, no município supracitado, está atuando frente a esta faceta da questão social, tomando por base o espraiamento da sua dimensão coercitiva acentuada no cenário de complexificação de crise estrutural do capital. O trabalho em questão se subdividirá em uma breve introdução sobre quem são estas pessoas e como estão sendo atendidas durante a pandemia do novo coronavírus pela Política de Assistência Social; discorrerá acerca das suas principais demandas neste contexto e sobre os pontos nevrálgicos a serem enfrentados para terem acesso a seus direitos, finalizando propondo algumas estratégias coletivas para um atendimento mais efetivo, qualificado e propiciador de direitos a esta população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Cardoso da Silva, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
    Assistente social da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Hospital Federal dos Servidores do Estado. Mestre em Serviço Social e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói/RJ – Brasil. E-mail: as.anapaula@gmail.com.

Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Violência de Estado e política social"

Como Citar

Em tempos de Covid-19: fique em casa! Mas, onde ficam os que “moram” nas ruas?. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. Especial, p. 952–964, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22nEspecial2020p952-964. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15798.. Acesso em: 19 abr. 2024.