Seletividade punitiva, racismo e superencarceramento no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22nEspecial2020p787-804

Palavras-chave:

Racismo, Seletividade punitiva, Contrarreformas, Superencarceramento

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o racismo e a desigualdade social como fundamentos do superencarceramento no Brasil. Na primeira seção, debate-se a relação entre seletividade punitiva e racismo estrutural, em perspectiva histórica. Na segunda, analisa-se a relação entre rebaixamento das condições de vida da população pelo processo de contrarreformas neoliberais; o aumento do encarceramento e a naturalização de práticas desumanizadoras no âmbito prisional. Na terceira seção, realizam-se apontamentos sobre o aumento do encarceramento feminino no Brasil pelo delito de tráfico de drogas. Nas considerações finais, destaca-se que, na fase neoliberal do capitalismo, o racismo estrutural que perpassa o sistema de justiça criminal encontra renovados argumentos na “guerra às drogas”, para legitimar o superencarceramento de mulheres, principalmente, pobres e negras. Os resultados indicam que a O método utilizado é o materialista-dialético. A partir da perspectiva da totalidade social, busca-se capturar as complexas e múltiplas determinações que constituem o objeto. A metodologia de pesquisa fundamenta-se na revisão de tipo bibliográfica e documental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Kilduff, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ
    Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS/UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado (DPS/ESS) da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro/RJ - Brasil. E-mail: ferkilduff@yahoo.com.ar.  

Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Violência de Estado e política social"

Como Citar

Seletividade punitiva, racismo e superencarceramento no Brasil. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. Especial, p. 787–804, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22nEspecial2020p787-804. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15818.. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)