As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n22021p425-436

Palavras-chave:

Criatividade, BNCC, Língua Portuguesa

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as concepções de criatividade que embasam as proposições presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular Língua Portuguesa. Justifica-se tal estudo pela crescente relevância socialmente atribuída à criatividade e à sua expressão. Inicia-se pela análise de alguns conceitos e perspectivas sobre o fenômeno da criatividade. Em seguida, analisam-se as ocorrências do termo “criatividade” e cognatos na BNCC, buscando relacionar as manifestações do documento às concepções teóricas discutidas previamente. Por fim, destacamos que, apesar do uso frequente de termos como “criativo”, nas seções de Língua Portuguesa da BNCC, não encontramos uma abordagem sistemática e crítica do tema. A criatividade está vinculada, sobretudo, à produção textual, em especial à construção de narrativas ficcionais. Em sentido sócio-histórico, é tratada de forma pragmática e imediatista, estando presente apenas quando demonstrada por resultados, isto é, na criação de processos e produtos que atendam a demandas. A metodologia de pesquisa fundamenta-se na revisão de tipo bibliográfica.

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Biografia do Autor

  • Washington Elias Paes, Universidade Federal Fluminense
    Assistente em administração do Instituto Federal Fluminense Campus Quissamã. Aluno da Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense – Brasil. E-mail: wa.paes97@gmail.com.
  • Carlos Mágno Domás da Silva, Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Aluno da Graduação em Letras do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: carlosdomass@gmail.com.

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Publicado

01-06-2021

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

As concepções de criatividade na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 425–436, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n22021p425-436. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15943.. Acesso em: 19 abr. 2024.