A agenda do capital financeiro para a educação da América Latina em tempos de pandemia

Autores

  • Renata Spadetti Tuão Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Seropédica/RJ https://orcid.org/0000-0002-4662-4164
  • Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Seropédica/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p756-772

Palavras-chave:

Banco Interamericano de Desenvolvimento, Capital Financeiro, Pandemia de Covid-19, Agenda para Educação

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do Covid-19 que desencadeou políticas de contenção social. Na educação, tais políticas tiveram sua expressão no fechamento das instituições escolares. A organização do capital financeiro em torno da agenda da educação, no decorrer da pandemia, propôs um ajuste com importantes impactos sobre o trabalho realizado nas instituições escolares e, destacadamente, sobre o trabalho docente. Neste artigo, analisamos alguns elementos constitutivos dessa agenda, no período pandêmico, em sua correlação com as estratégias do capital financeiro em curso, desde a década de 1990. Convém compreender as faces da precarização do trabalho docente (SILVA; MOTTA, 2019), a partir da dimensão da responsabilização (EVANGELISTA, 2017) como estratégia de controle do capital financeiro. Direciona-se o trabalho para a análise dos documentos produzidos por duas agências do capital financeiro e as respectivas coalizões operadas pelas mesmas. Como traço de continuidade, percebeu-se que a agenda formulada pelo capital financeiro, no período da pandemia, tem estreita relação com a agenda da Educação para Todos e com os elementos produtores da precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

  • Renata Spadetti Tuão, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Seropédica/RJ
    Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) - Seropédica/RJ - Brasil. E-mail: spatuao@hotmail.com.
  • Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), Seropédica/RJ
    Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto do Departamento Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - Seropédica/RJ - Brasil. E-mail: rodrigo1281@yahoo.com.br.

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Publicado

27-08-2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal"

Como Citar

A agenda do capital financeiro para a educação da América Latina em tempos de pandemia. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 756–772, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n32021p756-772. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15963.. Acesso em: 28 mar. 2024.