Comportamento autolesivo e ideação suicida na Adolescência: desafios na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Xênia de Castro Barbosa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama/RO https://orcid.org/0000-0002-8082-6974
  • Rodrigo Leonardo de Sousa Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p581-600

Palavras-chave:

Saúde Mental, Educação Profissional e Tecnológica, Pedagogia da Presença

Resumo

Este artigo visa comunicar os resultados da pesquisa intitulada “Pedagogia da presença aplicada à prevenção de ideações suicidas e autoagressão na adolescência”, desenvolvida no Instituto Federal de Rondônia. Os objetivos do estudo consistiram em contribuir para o manejo pedagógico do problema da ideação suicida e conduta autolesiva em adolescentes, mediante reflexão teórica e transferência de dois produtos educacionais. A pesquisa foi desenvolvida em abordagem qualitativa, com base na metodologia da Pesquisa-ação educacional. Os resultados indicam que a Escola tanto é fator de estresse e adoecimento como tem o potencial de contribuir para a promoção da saúde mental dos estudantes, do cuidado de si e do cuidado do outro. Defende-se que uma formação omnilateral, apoiada na Pedagogia da Presença, seja capaz de favorecer a compreensão dos fatores estruturais e conjunturais de nosso tempo – o que favorece a redução das frustrações pessoais, a flexibilização das noções de fracasso e sucesso entre os adolescentes, e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, para além do que tem sido estimulado pelas reformas neoliberais da Educação.

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Biografia do Autor

  • Xênia de Castro Barbosa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Porto Velho Calama/RO
    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora de História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Coordenadora do Núcleo de Estudos Históricos e Literários do IFRO e Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRO Campus Porto Velho Calama/RO - Brasil. E-mail: xenia.castro@ifro.edu.br.
  • Rodrigo Leonardo de Sousa Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
    Pós-Doutorado em andamento na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado concluído na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Doutor na linha "História Social da Cultura" no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) – Rondônia – Brasil. E-mail: rodrigo.leonardo@ifro.edu.br.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Comportamento autolesivo e ideação suicida na Adolescência: desafios na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 581–600, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p581-600. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16337.. Acesso em: 29 mar. 2024.