Concepções de integração no Ensino Médio Integrado: uma revisão de literatura

Autores

  • Lorena Temponi Boechat IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas/MG
  • Nathália Luiz de Freitas IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas/MG https://orcid.org/0000-0001-8958-5313

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p371-396

Palavras-chave:

Concepções de Integração, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar, ainda de forma preliminar, as concepções de integração referentes ao Ensino Médio Integrado em pesquisas brasileiras que abordaram a referida temática. Os parâmetros de busca utilizados na revisão de literatura integrativa a partir das seis primeiras páginas do portal Google Acadêmico foram: os termos de busca “concepção de integração” and “ensino médio integrado”/ “concepções de integração” and “ensino médio integrado” em conjunto; o intervalo temporal de publicação - de 2011 até 2020; e gêneros textuais acadêmicos - artigos, monografias, dissertações, teses e trabalhos completos publicados em anais de eventos. Os estudos encontrados foram classificados de acordo com a perspectiva de integração que exibem, havendo ainda a especificação dos objetivos, aspectos metodológicos e principais achados relatados nos trabalhos. Entre as 31 publicações identificadas, todas elas abordam os três sentidos discutidos por Ramos (2008): concepção de formação humana; forma de relacionar ensino médio e educação profissional; e relação entre parte e totalidade na proposta curricular.

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Biografia do Autor

  • Lorena Temponi Boechat, IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas/MG
    Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Professora efetiva do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Coordenadora Adjunta Local e Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do polo IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas/MG - Brasil. E-mail: lorena.boechat@ifsuldeminas.edu.br.
  • Nathália Luiz de Freitas, IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas/MG
    Pós-doutoranda em Linguística, subárea Neurolinguística, e doutora em Linguística, subárea Neurolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do polo IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas/MG - Brasil. E-mail: nathalia.freitas@ifsuldeminas.edu.br.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Concepções de integração no Ensino Médio Integrado: uma revisão de literatura. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 371–396, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p371-396. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16736.. Acesso em: 18 abr. 2024.