Produção científica e do conhecimento sobre Práticas Pedagógicas Integradoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p418-440

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas Integradoras, Produção científica, Produção do conhecimento

Resumo

O presente artigo problematiza o Estado do Conhecimento do conceito “Práticas Pedagógicas Integradoras”. Visa-se com tal avaliação contribuir com debates que se conectem à perspectiva da práxis na Educação Profissional e Tecnológica. Diante do exposto, problematiza-se como se apresenta na produção científica e do conhecimento o campo das Práticas Pedagógicas Integradoras. Metodologicamente esta pesquisa classifica-se como sendo de natureza básica, abordagem quali-quantitativa, sendo sustentada pelos pressupostos das análises de tipo “produção do conhecimento”. Tal delineamento metodológico permitiu o levantamento e mapeamento dos dados, bem como a categorização destes. A análise tornou possível descrever a trajetória conceitual das Práticas Pedagógicas Integradoras na produção científica e do conhecimento sobre o tema. A análise indicou que o conceito “Práticas Pedagógicas Integradoras” epistemologicamente se conecta à concepção de práxis emancipadora e consequentemente aos pressupostos da formação humana integrada.

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Biografia do Autor

  • Laiz Mara Meneses Macedo
    Doutoranda em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Natal/RN - Brasil. E-mail: academicplanconsultoria@gmail.com.
  • Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Zona Leste, Natal/RN
    Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora de Língua Portuguesa atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Zona Leste – Natal/RN – Brasil. E-mail: ilane.ifrn@gmail.com.
  • Camilla Munay Dantas Frutuoso, Escola CENTEC Cursos Tecnológico, Natal/RN
    Mestranda em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Analista de compliance na Evolux e professora mediadora da metrópole digital e instrutora na escola CENTEC Cursos Tecnológico – Natal/RN – Brasil. E-mail: camillamunay@gmail.com.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Produção científica e do conhecimento sobre Práticas Pedagógicas Integradoras. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 418–440, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p418-440. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16985.. Acesso em: 28 mar. 2024.