Educação Profissional Agrícola no Amazonas: uma análise histórica sobre o Aprendizado Agrícola Rio Branco (1941-1946)

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DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p267-280

Palavras-chave:

Educação Profissional Agrícola, Aprendizado Agrícola, História da Instituição Escolar

Resumo

O presente artigo insere-se no campo de pesquisas e fontes da Educação Profissional e Tecnológica, e teve como objeto de pesquisa o Aprendizado Agrícola Rio Branco, com o objetivo de compreender sua cultura escolar no período de 1941 a 1946. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, conforme Minayo (2009), sendo a pesquisa documental como metodologia de coleta de dados. O suporte teórico contou com as contribuições de Antonio Viñao Frago (1995). Desse modo, primeiramente é oferecido o percurso histórico da instituição escolar em questão; e posteriormente é analisado alguns documentos oficiais, como Regimento Interno dos Aprendizados Agrícolas (1943), Portaria nº 708/43, e o Relatório do Ministro da Agricultura (1945), que contribuíram para conhecer um pouco da dinâmica interna desta instituição. Assim, esperamos que esse escrito possa contribuir com os desvelamentos da Educação Profissional Agrícola, tanto no Amazonas como em outros estados brasileiros ao apresentar a Cultura escolar desta instituição

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Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Manaus/AM
    Doutora em História Social e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Manaus/AM – Brasil. E-mail: prof.acsouza@gmail.com.
  • Naasson Barbosa Cruz, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, Manaus/AM
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas – Manaus/AM – Brasil. E-mail: naasson.barbosa@hotmail.com.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Educação Profissional Agrícola no Amazonas: uma análise histórica sobre o Aprendizado Agrícola Rio Branco (1941-1946). Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 267–280, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p267-280. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16986.. Acesso em: 20 abr. 2024.