Percepção da qualidade de vida a partir do ensino de filosofia em cursos técnicos do Instituto Federal da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p481-510

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Percepção da Qualidade de Vida, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de Filosofia, Formação humana

Resumo

A partir do potencial do ensino de Filosofia na reflexão sobre Qualidade de Vida, esta pesquisa exploratória, com abordagem qualiquantitativa, investigou a Qualidade de Vida discente e docente em turmas dos cursos técnicos integrados Contabilidade e Informática do Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa. Foram utilizados dois instrumentos mistos adaptados de um formulário da Organização Mundial de Saúde, nos Domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente, com amostra de 14 discentes e 4 docentes. Os dados quantitativos dos discentes e docentes destacaram níveis maiores no Domínio Relações Sociais e menores no Domínio Físico. A autoavaliação Docente quanto à Qualidade de vida obteve índice médio 4,00; a avaliação Discente nesse item alcançou 3,85. Em cada caso, sugere-se um maior autocuidado, demandando atenção da Instituição e dos aparelhos sociais. Verificaram-se a vulnerabilidade financeira de discentes, demandando apoio financeiro, emocional e psicológico, e a necessidade de maior atenção e apoio à saúde mental docente. Foram analisados os conteúdos das questões abertas, mediante metodologia de Bardin (1977), trazendo relevantes contribuições sobre a percepção do conceito de Qualidade de Vida.

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Biografia do Autor

  • Gilcean Silva Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa/PB
    Doutorado em Agronomia (área de Ecologia e Conservação do meio ambiente) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor credenciado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - João Pessoa/PB - Brasil. E-mail: gilcean.alves@ifpb.edu.br.
  • Diógenes Oliveira Pereira
    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - João Pessoa/PB - Brasil. E-mail: diogenes33oliveira@gmail.com.

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Publicado

16-09-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

Como Citar

Percepção da qualidade de vida a partir do ensino de filosofia em cursos técnicos do Instituto Federal da Paraíba. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 481–510, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p481-510. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16987.. Acesso em: 28 mar. 2024.