Evasão escolar no ensino médio: velhos ou novos dilemas?

Autores

  • Antonia de Abreu Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Tássia Pinheiro de Sousa
  • Mayra Pontes de Queiroz
  • Érika Sales Lôbo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110002

Palavras-chave:

Evasão escolar, Ensino Médio, Jovens

Resumo

A análise da evasão escolar de alunos que cursam o Ensino Médio regular da rede pública, no município de Maracanaú – Ceará – Brasil, precisamente, na Escola Estadual, aqui denominada A.B.C., constitui-se um estudo de caso. Procurou-se identificar o que leva os alunos a abandonar as salas de aula e buscou-se identificar o motivo que os conduz a não prosseguir quando retornam à vida escolar. Para a coleta dos dados, foram entrevistados o diretor, os professores e os alunos. Esta pesquisa teve início em abril de 2009, como requisito da prática na disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus de Maracanaú. Teoricamente, buscou-se apoio em estudos que tratam dos fatores internos e externos à escola com base nos estudos críticos feitos no início dos anos 1970 e na pesquisa do economista-chefe da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Néri (2009), matérias de jornais e da revista Época sobre a educação no Brasil, dentre outros que serão mencionados ao longo desta pesquisa. Os resultados comprovam que direção, docentes e discentes apontam como causas para a evasão escolar: falta de incentivo da família e da escola; necessidade de trabalhar; excesso de conteúdos escolares e amizades erradas.

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Biografia do Autor

  • Antonia de Abreu Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
    Doutora em Educação. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. E-mail: antonia@ifce.edu.br
  • Tássia Pinheiro de Sousa
    Aluna de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Maracanaú.
  • Mayra Pontes de Queiroz
    Aluna de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Maracanaú
  • Érika Sales Lôbo da Silva
    Aluna de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus de Maracanaú. Email: érika@vincunha.com.br

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Como Citar

Evasão escolar no ensino médio: velhos ou novos dilemas?. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 25–36, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110002. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110002.. Acesso em: 18 abr. 2024.