O desafio do trabalho com gráficos no processo ensino-aprendizagem de geografia

Autores

  • Aline Maria Dias Peixoto
  • Edlane Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110008

Palavras-chave:

Gráficos, Ensino, Geografia

Resumo

A presente pesquisa busca elucidar uma questão pertinente em nossa prática pedagógica: a importância dos gráficos no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Esse estudo tem por finalidade apontar a relevância de se trabalhar com gráficos em sala de aula, uma vez que estes são apresentados em livros didáticos como instrumento facilitador na compreensão dos dados inerentes à sociedade na qual o aluno está inserido. Além disso, este tipo de representação vem sendo bastante utilizado pelas universidades, como forma de avaliar o conhecimento dos alunos no momento do vestibular. Portanto, pretende-se diagnosticar, através da aplicação do questionário, como vêm sendo abordados os gráficos presentes no conteúdo de Geografia.

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Biografia do Autor

  • Aline Maria Dias Peixoto
    Pós-graduada em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Graduada em Geografia pelo IFF Campus Campos-Centro.
  • Edlane Cruz
    Pós-graduada em Ensino de Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Graduada em História pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo).

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O desafio do trabalho com gráficos no processo ensino-aprendizagem de geografia. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 123–164, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110008. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110008.. Acesso em: 29 mar. 2024.