Estresse luminoso em plântulas de jequitibá-rosa (Cariniana legalis, Lecythidaceae): monitoramento da capacidade de aclimatação fotossintética sob duas intensidades de luz

Autores

  • Tatiane de Oliveira Vieira
  • Frederico Lage-Pinto
  • Douglas Rodrigues Ribeiro
  • Thaís dos Santos Alencar
  • Angela Pierre Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110029

Palavras-chave:

Secundária tardia. Fotoinibição. Ecofisiologia.

Resumo

O conhecimento da capacidade de aclimatação e estabelecimento das espécies vegetais é importante para a implementação de programas de manejo e restauração ecológica de ecossistemas degradados. Estudos ecofisiológicos foram realizados (trocas gasosas, fluorescência da clorofila a e teores de pigmentos fotossintéticos) para avaliar o efeito da intensidade luminosa sobre a atividade e capacidade fotossintética de jequitibá-rosa (Cariniana legalis Mart. Kuntze). As respostas das plântulas submetidas à condição de pleno sol sugerem que a radiação direta pode ter sido um fator estressante para a espécie, afetando seu desempenho, embora tenha sido verificada aclimatação da capacidade fotossintética em função da maior intensidade luminosa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tatiane de Oliveira Vieira
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, com ênfase em ecologia vegetal - ecofisiologia do estresse, atualmente é Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) pela UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Frederico Lage-Pinto
    Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Douglas Rodrigues Ribeiro
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Thaís dos Santos Alencar
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Camposdos Goytacazes-RJ, Brasil.
  • Angela Pierre Vitória
    Atualmente é secretária da Sociedade Brasileira de Fisiologia Vegetal (gestão 2009-2011) e Profa. Associada na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

22-12-2011

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estresse luminoso em plântulas de jequitibá-rosa (Cariniana legalis, Lecythidaceae): monitoramento da capacidade de aclimatação fotossintética sob duas intensidades de luz. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 129–142, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110029. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110029.. Acesso em: 28 mar. 2024.