O estudante do ensino superior: identificando categorias de análise

Autores

  • Carlos Antonio de Souza Moraes Universidade Federal Fluminense
  • Thaynara Moreira Botelho
  • Thuanny Alves Fonseca
  • Danielle de Oliveira Almeida
  • Joelma Candido Bastos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110034

Palavras-chave:

Educação, Estudante, Ensino superior, Perfil, Assistência estudantil

Resumo

Por meio e revisão de literatura objetiva-se identificar categorias que contribuam para analisar a atual situação dos estudantes do ensino superior brasileiro. A relevância desta proposta está em pensar a educação no Brasil e contribuir para os debates acerca da reformulação de currículos dos cursos de graduação. Para tanto, utiliza indicadores nacionais, não desconsiderando a realidade internacional. Já no âmbito local, apresenta uma proposta em operacionalização na UFF/Campos. Os resultados demonstram que o trabalho, a família, a assistência estudantil, além das características gerais do estudante (origem socioeconômica, perfil, relação com a universidade, etc.) são categorias fundamentais para análise de tal realidade.

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Biografia do Autor

  • Carlos Antonio de Souza Moraes, Universidade Federal Fluminense
    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa em Cotidiano e Saúde. Professor Assistente do Departamento de Serviço Social de Campos/ Universidade Federal Fluminense/ Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil
  • Thaynara Moreira Botelho
    Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil
  • Thuanny Alves Fonseca
    Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil
  • Danielle de Oliveira Almeida
    Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil
  • Joelma Candido Bastos
    Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes/RJ, Brasil

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Como Citar

O estudante do ensino superior: identificando categorias de análise. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 205–218, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110034. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110034.. Acesso em: 20 abr. 2024.