Geoprocessamento aplicado à análise espacial e temporal de ecossistemas aquáticos como uma ferramenta para o ensino de Ciências

Autores

  • Luciola Santos Lannes Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ilha Solteira/SP
  • Beatriz Quintal Universidade de Lausanne (UNIL), Lausanne

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20140016

Palavras-chave:

Análise ambiental, Aprendizagem participativa, Ensino de Ciências, Geoprocessamento, Tecnologia

Resumo

As novas tecnologias fazem parte da vida moderna, e sua aplicação no processo educacional básico constitui uma demanda importante dos programas de educação vigentes. No campo das ciências, essa estratégia é fundamental para a construção de um estudante inquisitivo, o que forma a base para o desenvolvimento de um processo efetivo de aprendizagem. Este trabalho apresenta uma técnica de geoprocessamento que visa auxiliar professores e estudantes de escolas básicas e secundárias nos campos de ciências, biologia e geografia a desenvolverem habilidades para análise ambiental objetivando um aprendizado participativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciola Santos Lannes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ilha Solteira/SP
    Doutora em Ciências (Ciências Ambientais) pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich). Docente da UNESP - Universidade Estadual Paulista, Departamento de Biologia e Zootecnia – Ilha Solteira/SP – Brasil. E-mail: luciola.lannes@bio.feis.unesp.br. 
  • Beatriz Quintal, Universidade de Lausanne (UNIL), Lausanne
    Doutora em Geociências (Geofísica) pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia (ETH Zurich). Docente da UNIL - Universidade de Lausanne, Grupo de Geofísica Aplicada e Ambiental – Lausanne – Suíça. E-mail: beatriz.quintal@unil.ch.

Referências

ALBERTONI, E. F.; PALMA-SILVA, C.; ESTEVES, F. A. Macroinvertebrates associated with Chara in a tropical coastal lagoon (Imboassica lagoon, Rio de Janeiro, Brazil). Hydrobiologia, v. 457, p. 215-224, 2001.

BARNES, J. Cross-curricular learning. London: SAGE, 2011.

BIDEGAIN, P.; BIZERRIL, C.; SOFFIATI, A. Lagoas do Norte Fluminense: perfil ambiental. Rio de Janeiro: SERLA, 2002.

BIZERRIL, M. X. A. Children’s perceptions of Brazilian Cerrado landscape and biodiversity. The Journal of Environmental Education, v. 35, n. 4, p. 47-58, 2004.

BRADLEY, D. J.; BARTRAM, J. K. Domestic water and sanitation as water security: monitoring, concepts and strategy. Philosophical transactions of the royal society A, v. 371, 10120420, 2013.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação: lei n. 9.394/96. Brasília: DP&A, 2000.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC, Secretaria do Ensino Médio, 1998.

BYBEE, R. W. Teaching science as inquiry. In: MINSTRELL, J.; VAN ZEE, E. Inquiring into inquiry learning and teaching in science. Washington: American Association for the Advancement of Science, p. 21-46, 2000.

CARO, T. M.; PELKEY, N.; GRIGIONE, N. Effects of conservation biology education on attitudes toward nature. Conservation Biology, v. 8, n. 3, p. 846-852, 1994.

DUCKWORTH, E. “The having of wonderful ideas” and other essays on teaching and learning. New York: Teachers College Press, 1978.

DWYER, C. A. Using emerging technologies to construct effective learning environments. Educational Media International, v. 36, n. 4, p. 300-309, 1999.

GATTS, C. E. et al. On the use of photothermal techniques for monitoring constructed wetlands. Review of Scientific Instruments, v. 74, p. 510-512, 2003.

GOMES, S. A. A importância das áreas alagáveis para a região Norte Fluminense e a abordagem desse tema nos livros didáticos do Ensino Médio. Undergraduation Thesis (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2004.

GOMES, M. A. C.; SUZUKI, M. S. Aspectos ambientais e históricos da Lagoa do Campelo. Perspectivas online, v. 2, n. 7, p. 140-151, 2008.

GOUDIE, A. Characterising the distribution and morphology of creeks and pans on salt marshes in England and Wales using Google Earth. Estuarine, Coastal and Shelf Science, v. 129, p. 112-123, 2013.

GOUW, A. M. S., FRANZOLIN, F.; FEJES, M. E. Desafios enfrentados por professores na implementação de atividades investigativas nas aulas de ciências. Ciência & Educação, v. 19, n. 2, p. 439-454, 2013.

HAWKINS, D. The informed vision: Essays on learning and human nature. New York: Agathon Press, 1974.

INSTITUTE FOR THE TRANSFER OF TECHNOLOGY TO EDUCATION, NATIONAL SCHOOL BOARDS ASSOCIATION. Education leadership toolkit: Change and technology in America’s schools. Available at: <http://www.nsba.org/sbot/toolkit/tiol.html>. Access in: 26 mar. 2008.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (Brasil). [Imagens]. [S. l.: S. n.: 2013]. Available at: <http://satelite.cptec.inpe.br/home/novoSite/index.jsp?i=br>. Access in: 26 nov. 2013.

JERKINS, A.; PEPPER, D. Enhancing students’ employability and self-expression: how to teach oral and groupwork skills in geography. Journal of Geography in Higher Education, v. 12, n. 1, p. 67-83, 1988.

JORDAN, W. R.; FOLLMAN, J. M. Using technology to improve teaching and learning: Hot topics: Usable research. (ERIC Document Reproduction Service No. ED355930). [S. l.: S. n.]: 1993.

KERR, S. P. Technology, teachers, and the search for school reform. Educational Technology, Research and Development, v. 37, n. 4, p. 5-17, 1989.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000.

LANNES, L. S. Hidroquímica do sistema alagado urbano Vigário-Taquaruçu, Campos dos Goytacazes, RJ. Undergraduation Thesis (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2002.

LINN, M. C.; HSI, S. Computers, teachers, peers: Science learning partners. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2009.

MACAGNAN, I. R. Utilizando Sistemas de Informação Geográfica na Escola. In: COLOQUIO DE CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES, 4, 2001, Maringá. Anais... Maringá: [S. n.: 2001?].

MITSCH, W. J.; GOSSELINK, J. G. Wetlands. New York: John Wiley & Sons, 2000. MOSSA, J. Participatory student field guides and excursions. Journal of Geography in Higher Education, v. 19, n. 1, p. 83-90, 1995.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL. National science education standards. Washington: National Academy Press, 2000.

PALMER, J. A.; BIRCH, J. C. Geography in the Early Years. New York: Routledge Falmer, 2004.

SANTOS, J. M.; LAHM, R. A; BORGES, R. M. R. O Sensoriamento Remoto como recurso para a educação científica e tecnológica. In: Borges, R. M. R; Basso, N. R.; Rocha Filho, J. B. Propostas Interativas na Educação Científica e Tecnológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

SHAPIRO, B. A collaborative approach to help novice science teachers reflect on changes in their construction of the role of science teacher. Alberta Journal of Educational Research, v. 7, p. 119-132, 1991.

SHAPIRO, B. A case study of change in elementary student teacher thinking during an independent investigation in science: learning about the “face of science that does not yet know”. Science Education, v. 80, n. 5, p. 535-560, 1996.

SHARP, N. How to teach oral and groupwork skills in geography. Journal of Geography in Higher Education, v. 13, n. 2, p. 207-209, 1989.

TEDESCO, J. C. (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.

TYLER, R. Independent research projects in school science: Case studies of autonomous behavior. International Journal of Science Education, v. 14, p. 393-411, 1992.

VIANNA, M. S. R. Salubridade domiciliar: uma discussão sobre o saneamento básico nas favelas do município do Rio de Janeiro. Master’s thesis (Escola Nacional de Saúde Pública) – Fiocruz, Rio de Janeiro, 1991.

WELCH, W. W. et al. The role of inquiry in science education: analysis and recommendations. Science Education, v. 65, n. 1, p. 33-50, 1981.

YU, L; GONG, P. Google Earth as a virtual globe tool for Earth science applications at the global scale: progress and perspectives. International Journal of Remote Sensing, v. 33, n. 12, p. 3966-3986, 2012.

Downloads

Publicado

02-02-2015

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Geoprocessamento aplicado à análise espacial e temporal de ecossistemas aquáticos como uma ferramenta para o ensino de Ciências. Revista Vértices, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 29–42, 2015. DOI: 10.5935/1809-2667.20140016. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20140016.. Acesso em: 28 mar. 2024.